Com as chuvas da região, o nível do lago de Furnas tem se recuperado na região. De acordo com a última medição oficial feita pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, o reservatório está a 759,7 metros acima do nível do mar. Isto representa 53,88% da sua capacidade total de armazenamento de água.

Somente na última semana, o nível do lago subiu cerca de 2 metros. Este volume de água não era registrado há três anos. Em janeiro do ano passado, a situação era bem pior e o lago atingiu 10% da sua capacidade de armazenamento.

De acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno do Reservatório de Furnas, Fausto Costa, a expectativa é de que o nível do lago suba ainda mais nas próximas semanas. “Nós temos uma expectativa muito positiva dele subir de 3 a 4 metros. Isso coloca o lago em um nível capaz de suportar a estiagem do 6º semestre”, avalia.

Ainda de acordo com Fausto, o nível de água mínimo satisfatório para o lago é de 762 metros acima do nível do mar, o que faz com que todos os setores ligados ao reservatório sejam atendidos. “Atende a piscicultura, irrigação, ao turismo em geral, aos esportes náuticos, aos passeios de barco. Então, essa é uma cota que atende aos empresários da região”, conclui.

Fonte: G1 Sul de Minas

COMPARTILHAR

Comentários