* Secretaria de Saúde apura o caso para depois se pronunciar

Denis Pereira – A Voz da Notícia

A família de Geni de Jesus Mesquita Moreira ainda sente a dor de ter perdido a dona de casa, a poucos dias dela completar 50 anos de idade. Justamente no dia em que ela faria aniversário, seu marido, os filhos e familiares foram celebrar sete dias de sua morte.

MorcegoNa manhã deste sábado (04), o aposentado José Martins Moreira(foto) o popular Zé Morcego como é conhecido, recebeu a Equipe Positiva em sua residência no bairro Santa Edwirges para contar um pouco da história que viveu no dia 29 de dezembro de 2013, uma data que ele jamais vai esquecer.

Ele e a esposa acordaram na manhã de domingo normalmente. Ela se levantou apenas para dar remédio para a filha do casal de 12 anos. As 8 horas o casal se levantou. Meia hora depois a dona de casa começou a preparar o almoço para o marido e foi para a casa da mãe, no mesmo bairro, já que eles estavam recebendo a visita da sobrinha/afilhada.

Por volta de 10h30, Dona Geni voltou dizendo que estava sentindo dores no braço direito e no peito. Ainda na casa da mãe teria tomado um analgésico mas não tinha resolvido. Zé Morcego a chamou para ir ao Pronto Atendimento Municipal (PAM). E foi o que o casal fez. As 11:05 eles chegaram no serviço de saúde e já estava fazendo a ficha na recepção, enquanto ela aguardava no carro. Foi explicado ao atendente que a esposa precisa de um atendimento mais rápido e contaram com a colaboração de duas pessoas desconhecidas, que deixaram a mulher ser atendida primeiro.

O marido conta que as 11:15 entrou para a sala de espera interna do PAM, mas a ficha consta que foi atendida as 11:33. No consultório a médica de plantão conversou com a paciente normalmente, fez a medição da pressão arterial e a mandou para fazer um eletrocardiograma. Depois do procedimento, a própria Dona Geni viu o resultado e que não havia alteração, o que foi confirmado pela médica. José Morcego ainda questionou se o aparelho não poderia estar com problemas. A médica prescreveu uma medicação feita na paciente, uma injeção para dor. Era preciso esperar 20 minutos. Depois de passado este tempo, a dor ainda persistia, ao questionarem os profissionais foram orientados a aguardar mais 10 minutos.

Nestes dez minutos, o aposentado presenciou uma situação que ele faz questão de relatar na reportagem. Um acompanhante chegou da Sala de Observação aos gritos, dizendo que um homem estaria morrendo, porém, ninguém o atendeu. Depois de alguns minutos ele voltou a solicitar a presença dos profissionais, mas de novo em vão. Foi uma outra pessoa que um tempo depois, cercou um funcionário que foi até a observação e levou o rapaz para a Sala de Emergência. Eles começaram a fazer massagem cardíaca, com a sala aberta, por isto, quem estava no PAM acompanhou, mas foi tarde demais e o homem acabou morrendo.

O tempo passou e a paciente foi levada também para a observação onde foi novamente medicada com injeção e foi colocada no soro. O marido foi em casa e a sobrinha ficou a acompanhando. Antes de ir, o marido procurou pela médica que a atendeu, mas, ela teria ido almoçar. Quando voltou conversou com um médico, que explicou sobre a medicação feita e disse que Dona Geni poderia morrer de qualquer coisa, menos de coração, já que a dor era do lado direito e o coração fica a esquerda. Segundo o profissional, ela estaria com um caroço no pescoço que estaria provocando a dor.

Como aparentemente o problema seria simples, Zé Morcego foi em casa novamente e buscou o filho para ficar com a mãe. Mas quando voltou a situação dela havia piorado. Ela rolava de dor na cama. Foi ai que ele tentou falar com os médicos novamente, por volta de 15:20, mas foi informado que aquele seria o intervalo para o café e descanso e por isto não pode entrar para conversar. Cerca de 15 minutos a médica saiu da cozinha e disse ao marido uma frase que chama a atenção. Que ele é quem sabia o problema da esposa. Perguntou ainda se ele havia brigado com a sua mulher. Zé Morcego negou e falou que há pelo menos dois anos ambos não discutiam. A médica foi até a paciente e disse que havia sido aplicado nela dose de morfina. A família até então não sabia disso, a médica afirmou que esta medicação tira dores até de pacientes
Dona Geni em estado terminal. A profissional teria dito ainda que o problema seria emocional, e  que era fingimento de Dona Geni (foto) e que era para ela criar ‘vergonha’. 

As horas foram passando e as 15:45, a paciente começou a vomitar e dizer que a médica a iria matar. Foi quando mais uma injeção foi aplicada e a situação dela piorou ainda mais.

Foi pedido um raio x do tórax. Como o exame é feito no Hospital São Francisco de Assis, que fica anexo, Dona Geni foi colocada na cadeira de rodas e gritando por causa das dores que sentia foi levada até a sala. Lá foi sentada em um banco, com a ajuda do marido, pois já não conseguia parar em pé. Depois de passar pelo procedimento, Geni pediu para ser segurada pois se não iria cair. O marido a colocou de volta na cadeira de rodas. Ele chamou pelo enfermeiro dizendo que ela iria morrer. Ele simplesmente disse que era necessário esperar o resultado. Quando saiu eles voltavam para o PAM. Dona Geni na cadeira, o marido e um enfermeiro entraram no elevador e antes de chegar ao andar de cima, a situação se complicou e Zé Morcego entrou em desespero. Em determinado momento, o soro que ela mesmo segurava caiu no chão, ela virou a cabeça para trás. O enfermeiro pediu a ajuda do marido para firmar a cabeça dela. Ao chegar no PAM, o profissional saiu nos corredores pedindo ajuda. Para ele, sua esposa morreu dentro do elevador. Eles a socorreram para a Sala de Emergência, fizeram massagem, deram choque e injeção. Acompanhando o sofrimento, Zé Morcego dizia que não era preciso fazer mais nada que eles haviam matado mais uma pessoa, agora a sua companheira.

No meio dos trabalhos, um dos profissionais disse que havia chance de ressuscitá-la. Foi quando ele foi retirado da sala, onde a equipe com médicos e enfermeiros permaneceu por cerca de 10 minutos, com tudo fechado. Dona Geni ainda foi levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e eles não tiveram mais contato com ela ou qualquer notícia. Uma hora depois foi a notícia de sua morte, por volta das 17:30. Mas eles acreditam que ela já estava morta.

Na manhã do dia seguinte, eles procuraram pelo atestado de óbito. Na recepção ele assinou um documento e quando revelou que o corpo seria levado para Necrópsia, a atendente tomou o documento da sua mão e disse que neste caso ele não teria valor e quem o emitiria seria o próprio Instituto Médico Legal (IML). Antes de ter o papel retirado de sua mão, ele viu que a causa da morte seria morte súbita.

A funerária pediu o prontuário médico para levar ao IML e a informação foi de que já havia sido encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na Secretaria foi dito que teriam que ir até a Prefeitura. Lá um advogado, teria dito, segundo Zé Morcego que para pegar o prontuário seria apenas com uma ordem judicial. A necrópsia foi feita mesmo em Três Pontas pelos profissionais do IML e o resultado sai entre 60 e 90 dias.

A família vai aguardar o resultado para tomar providências.

Secretaria de Saúde vai pronunciar nos próximos dias

A Secretaria Municipal de Saúde foi procurada para comentar as declarações desta reportagem. O secretário de saúde Hermógenes Vanelli disse estar apurando o que teria acontecido para posteriormente dar a versão sobre o atendimento feito no Pronto Atendimento Municipal, o que deve acontecer nos próximos dias.

23 Comentários

  1. Creio que o problema do PAM é muito mais um problema da Gestão Pública do mesmo do que dos profissionais em si. Se é verdade que sempre houveram problemas e que a saúde pública no Brasil como um todo está péssima, também é verdade que o problema da saúde pública e do PAM em si aqui em Três Pontas vem agravando a cada dia que passa com situações vitais.Ao invés de estar melhorando, piora a cada dia. Problema de Gestão para ser resolvido por uma administração pública que prometeu fazer da saúde pública de Três Pontas modelo; onde teríamos médicos, exames, não teríamos filas nós postos de saúde e até os remédios seriam entregues em casa. Lembram- se disto ou não? O que cobramos é apenas uma Gestão Pública da saúde que cumpra com aquilo que foi prometido para a população. Os problemas já eram sabidos por todos e as soluções estão no Plano de Governo que foi apresentado à população. Ou foram apenas promessas eleitorais???????

  2. aff lamentável as coisas horríveis que vem acontecendo em Três Pontas, graças a Deus não preciso mais deste horrível atendimento…. um absurdo médicos emitirem opiniões pessoais sobre as dores das pessoas, ela tinha que calar sua boca e verificar a dor da paciente, e mesmo que tenha sido uma briga de casal que causou a dor no peito isso não diz respeito a médica, ela devia ter atendido prontamente, zelando pela vida da paciente independente da ocasião, afinal de contas é jurou por isso, cuidar de vidas e não foi o que ela fez, se estava de plantão o problema é dela, que pensasse nisso quando escolheu essa profissão.

  3. aqui nesse hospital tambem morreu meu pai por falta de competencias desses medicos horrivel q temos aqui em tres pontas e minha subrinha de apenas um mes que tivemos q ate chamar a policia para levar ela pra varginha tem que fechar essa bosta de hospital la inves de salvar vidas ta acabando com elas aqui nessa cidade e dificil achar medicos achamos um bando de vagabundos que so querem dinheiro e se e um parente deles se querem dinheiro vai trabalhar na roça que la nao vai matar ninguem aqui em tres pontas a saude e nota 0000000000000000000000000000000000000000000000000

  4. Vamos divulgar o Caso, publiquem ou enviem para a Globo , SBT e etc… as vezes é preciso a cidade passar algumas vergonhas para resolver os problemas !
    as redes sociais estão aí para isso também!

  5. Hoje tive a infelicidade de ir no PAM, e quanto descaso! Duas horas pra ser atendida, eu estava com febre, na minha hora de almoço e toda dolorida pelas inúmeras picadas de abelha que levei… É um pouco caso que da nojo!

  6. A política de governo aplicada para a saúde pública no país, pela atual presidente e pelos governadores de estados, é de total “descaso”, pois investir em “SAÚDE” e “EDUCAÇÃO de “QUALIDADE” não atrai votos no período eleitoral.
    ……”Cobremos da Gestão Atual mais eficiência em contratar médicos competentes e não esses açougueiros que tomam frente do pronto atendimento de nossa cidade”……..

  7. Vcs tem que divulgarem os nomes desses que se dizem PROFISSIONAIS,pra que a população nem passem perto, e o que é que eles ainda estão fazendo lá, no pronto atendimento, isso acontece pq não são familiares deles, é uma vergonha, mas infelizmente nossa cidade não tem lei pra nada, mas Deus é justo.

  8. To impressionada com a quantidade de mortes que vem acontecendo dentro do PAM por falta de médicos capacitados e com vontade de exercer a função paga a eles…
    Uma médica falar que quem sabe o que a esposa tem é o marido ja é o fim do mundo….
    mais infelizmente o que vai acontecer é so morte pq não temos médicos que sao humanos ali dentro….são matadores que ficam ali de roupinha branca…..Toda Família tem um caso relacionado para contar ….Quando é que as autoridades vão interferir nisso???quando é que vão tomar providencias?????

    A quantidade de pessoas que entram ali com avc e por ali msm ficam ,pois aqui não tem neurocirurgião e além disso a vontade de conseguir vaga para os pacientes fora é mínima;….
    Crianças que são picadas por escorpião morreram ali dentro por falta de soro…
    esses são alguns casos fora oa que agente não conhece e nao teve a oportunidade de ouvi os familiares contar….

    Infelizmente a área da Saúde em Tres Pontas está precária…

  9. é cada coisa que esses “médicos” falam que agente fica indgnado..
    Quando minha sogra estava no PAM com avc e estava com o lado esquerdo do corpo paralizado e falando coisas estranhas eu pedi ao “médico” se poderia olhar ela pq isso não era normal ,ele olhou no meu rosto e falou simplismente assim:”se ela ainda está falando é porque está ótima” como que uma pessoa que teve avc estáa otima??? ainda mais falando coisas estranhas sem sentido ,com uma parte do corpo paralizado???Isso é chamado de MÈDICO??????

  10. O Caos está pelo Brasil todo, não só ai em Três Pontas… Aqui No Samuel Libanio, em Pouso Alegre, prefiro ficar em casa do que me estressar em ir lá…
    Só lembrando, vocês sabem em quem votaram, se levantem, saiam de suas casas, e comecem a cobrança, Lamentar aqui não irá adiantar nada… vários vereadores ganhando bem para nada fazer… não é isso?
    Outra, eles não estão nem ai, por que não aparecem aqui para dar a opnião deles? Como faz a Oposição…
    Eu me arrependi do meu voto… e aposto que muitos Trêspontanos também.
    Triste ver a cidade assim…

    E outra, essa Rivalidade Partidária… menos por favor…BEM menos…

  11. Nessas matérias mais graves do EP, não se vê o perfil do vice-prefeito ou de algum vereador se pronunciando sobre esse assunto. Agora se for uma matéria que mostra algo de bom que eles fizeram, eles sempre aparecem para retribuir os elogios feitos a suas pessoas. A fuga de responsabilidades dos políticos trespontanos nos momentos mais cruciais, onde a população quer um medida efetiva e enérgica sobre esse assuntos, chega da náusea.

  12. Bando de assassinos, quantos mais vão precisar morrer para alguém fazer alguma coisa? E ainda a Presidenta vem falar que o Brasil está muito bem, só se for na roubalheira, na matança, na corrupção porque no resto ta uma droga.

  13. ESSES FDP ESTAO DESTRUINDO MUITAS FAMILIAS COM MAIOR FRIEZA PERDI MINHA MAE A 7MESES POR INCOPETENCIA DESSE BANDO DE VAGABUNDOS E DE LA PRA CA QUANTAS PESSOAS MAIS PERDERAO A VIDA .ISSO E DESUMANO

  14. é o fim do mundo mesmo ,a falta de responsabilidade e de vontade esta acabando com as pessoas ….deviam se por no lugar ….e se fosse da família deles .. mais DEUS é muito justo e não deixa nada passar impune …………..

  15. quem é essa vagabunda que se disse ser medica ,esse pronto atendimento esta uma vergonha esta acontecendo tanta coisa ruim la ,eles fazem isso porque aqui nao tem lei sabe que vai ficar em puni ali trabalha muitas pessoas sem amor sem profíssionalismo esta na hora de mudar isso

  16. E o Nome dessa Médica ou Médico? A responsabilidade é deles pois eles estudaram pra isso e ganham pra isso! Vcs procuraram o secretário de saúde? Tem que perguntar é pro médico, o que que ele estava fazendo lá.

  17. O pronto atendimento tá uma vergonha….A última vez que tive lá com minha filha que estava com uma virose, além de fazer companhia para minha filha, ainda tomei conta de mais dois pacientes que estavam tomando soro, pois os enfermeiros colocam o soro e custam voltar e quem tá sozinho se dana…..No meu entendimento, independente da idade o paciente precisa ter um acompanhante quando adentra no atendimento, para se necessário ele solicitar a presença do enfermeiro(a), pois muitas vezes é o paciente que fecha o soro para não entrar ar…Eu fiz isso muitas vezes pois a equipe de enfermagem não comparecia na hora….

  18. engraçado o paciente morrendo e os belezinhas dos médicos vai tomar cafezinho sai pra almoçar será que esses não poderiam ter ajudado a socorrer essas vitimas pra depois sairem afinal são profissionais ou imitadores porra do caralho
    o hospital de tres pontas já ultrapassou dos limites

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here