O setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, responsável pelo Programa de Controle da Dengue, Zika e Chikungunya, vem esclarecer a população trespontana sobre a situação epidemiológica de nosso município em relação a estas endemias ao longo do ano de 2017:

Até o dia 30/11/2017 foram notificados 350 casos suspeitos de dengue, sendo220 casos confirmados, 119 casos descartados, e ainda 11 casos em investigação. A fonte de informação oficial: Sistema Nacional de Agravos Notificáveis (SINAN).

Até a mesma data não foram notificados casos suspeitos de Zika ou Chikungunia no município.

A situação epidemiológica no mês de novembro (29/10/2017 a 25/11/2017 ) é a seguinte: Foram notificados 06 casos suspeitos de Dengue e 03 já foram descartados.

Importante destacar que a grande maioria dos casos ocorreram no período compreendido entre os meses de fevereiro e maio de 2017, e no momento atual, a pesquisa de campo indicou baixo índice de infestação pelo Aedes aegypti( 0,8% ), índice este, que coloca o município como baixo risco de transmissão. Porém, esta situação pode mudar a qualquer momento em função das condições climáticas e ambientais favoráveis para a proliferação do Aedes aegypti.

Marcelo de Figueiredo Gomes – Médico Veterinário do SVA/SMS e Sebastiana Aparecida da Silva – Bióloga do SVA/SMS.

COMPARTILHAR

Comentários