Por Loui Jordan

Foram mais de um mês esperando o reinicio do Campeonato Brasileiro, o torneio foi pausado na 12ª rodada, o motivo foi mais que justo, Copa na Rússia. Durante o período em que as seleções se enfrentavam na Europa, os clubes brasileiros descansavam, treinavam e garimpavam o mercado atrás de contratações, mas afinal, o que aconteceu nas partidas que ativaram novamente a competição de pontos corridos? Com o final do período de Copa do Mundo, como voltaram os principais times do brasileirão? Como foi a 13ª rodada do campeonato? Será que seu time voltou como era imaginado?

Título do primeiro turno

Como o campeonato possui 38 rodadas é mais fácil observar quem pode conquistar o título simbólico do primeiro turno. No início da competição, Cruzeiro, Grêmio, Corinthians, Palmeiras e Flamengo eram os favoritos e continuam sendo, a diferença é que o São Paulo entrou como “intruso” nesse seleto grupo. Hoje, podemos observar o Flamengo mais com pinta de brigar até o final, mesmo que o passado o condene. Corinthians atual campeão, tem comprovado em campo que a campanha do Brasileiro da temporada passada foi fora da curva. Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro ainda podem jogar mais, a libertadores sempre será um atenuante.

Flamengo 0 X 1 São Paulo

Sobrou o Flamengo, o time que estava em um bom momento foi derrotado em pleno Maracanã para o tricolor do Morumbi. O time até foi bem no segundo tempo, o São Paulo foi melhor em sua estratégia e proposta, mereceu os três pontos e agora é uma “realidade” no retrovisor flamenguista, aliás a vantagem agora é de apenas 1 ponto. Flamengo segue líder, precisa melhorar nas finalizações e o tricolor marcou bem e soube utilizar suas peças.

Grêmio 2 X 0 Atlético Mineiro

Outro jogo destaque foi entre Grêmio e Atlético Mineiro. O galo mineiro não viu a bola, poderia ser uns cinco, ficou barato a vitória por 2 a 0 do imortal. O Time de Larghi perdeu peças fundamentais como o atacante Roger Guedes, fora jogadores machucados e outros sem de ritmo de jogo. O Grêmio mesmo com a venda de Arthur para o Barcelona, não sentiu falta do seu principal meio-campista, criou muitas chances e soube neutralizar o rival, se o Grêmio mantiver o ritmo, pode brigar pelo troféu.

Cruzeiro 3X1 América Mineiro

A raposa venceu bem o América Mineiro, após jogo difícil contra o furacão pela Copa do Brasil. O Cruzeiro jogou bem e com autoridade soube fazer os 3 pontos e se manter entre os candidatos. O time de Mano Menezes se reforçou e tem um belo elenco, com todos os jogadores em forma poderá brigar por tudo que disputar. O Cruzeiro tem o melhor elenco do meio de campo para a frente que todos seus adversários. O time é copeiro em Libertadores e na Copa doméstica, isso pode desfocar um pouco o caminho das vitórias no Brasileirão. O coelho precisa voltar a boa fase, o time até começou bem, mas vem caindo aos poucos, o bom é que tem times que fazem campanhas piores, o América tem time para brigar por sul-americana, no entanto parece que vai brigar para não cair.

Candidatos tímidos, porém, poderosos!

Dos candidatos que aparentam não conquistar o título, mas que podem aprontar a qualquer momento estão: Corinthians, Palmeiras, Internacional e Vasco. Aqui não estão incluídos Santos e Fluminense, devido as campanhas apagadas que estão fazendo. Acredito que o time carioca esteja mais próximo de brigar para não cair, do que aprontar. O peixe se reforçou, entretanto ainda não engrenou, pode até beliscar uma vaga nos Libertadores, agora para título somente jogando um futebol que até agora não jogou.

Corinthians 2 X 0 Botafogo

O time de Loss teve uma vitória suada contra o Botafogo de Marcos Paquetá. O time paulista foi mais competente e também contou com uma atuação de gala de Cassio, o goleiro pegou tudo. O Botafogo soube criar e tem time para lutar por coisas grandes, a vantagem dos outros em termos de pontos vai complicar, mas diferente do Corinthians, o time criou muito. Ao Corinthians que possui um elenco mais limitado que outros gigantes, resta saber como vai se sair jogando duas a três competições ao longo da temporada.

Santos 1 X 1 Palmeiras

O Santos saiu atrás e conseguiu o empate. O peixe ainda não deu amostras de reação, dos grandes é o que mais oscila, trouxe bons reforços para o meio de campo, o torcedor espera e acredita que resolva. O Palmeiras é sempre o Palmeiras, parece estar levando o campeonato a banho maria, ora engrena uma sequência e assusta, em outra se mostra indolente. Que o torcedor palmeirense tome cuidado ao pensar que o time vira a “chave” na Libertadores, ou seja, pega firme. Por mais que a camisa, o elenco e o orçamento sejam pesados, a Libertadores é traiçoeira, o Palmeiras não pode arriscar tudo e no final correr o risco de ficar com nada.

Vasco da Gama 1 X 1 Fluminense

O Vasco vinha de boa vitória contra o Bahia na Copa do Brasil, o time de Jorginho manteve a base e sabe mesclar juventude e experiência, porém com esse futebol vai encarar no máximo o meio da tabela. O tricolor das laranjeiras perdeu o técnico e ganhou Marcelo Oliveira, por incrível que pareça, atualmente o Fluminense é o pior carioca, contratou peças de nível duvidoso, além de possuir um elenco já limitado, o empate acabou sendo justo devido as oportunidades de gol.

Atlético Paranaense 2 X 2 Internacional

Quando falam que o Inter é um dos candidatos ao título é estranho, o time gaúcho nos últimos anos decepciona quando o assunto é o Brasileirão. O furacão chegou a virar o jogo, não aguentou e cedeu o empate. Outro jogo com o placar justo. O que falta ao Atlético é aquilo que falta a todos os times da zona de rebaixamento, vitórias. Ao time de Odair Hellmann basta colocar alguns pingos nos “is” e manter sequência, o elenco “ok” tem justificado a campanha “ok”, mas longe ainda de brigar pelo título, pode até ganhar, contudo o campeonato tem times superiores.

Zona de rebaixamento

Ninguém gosta de estar nela, a temida zona de rebaixamento. Será que teremos um time dos considerados 12 “grandes” flertando com o descenso? A possibilidade existe, os mais prováveis candidatos ao rebaixamento são: Ceará, Bahia, Atlético Paranaense, Paraná, América Mineiro, Chapecoense, Santos Vitória, Fluminense, Vasco e até o Botafogo. Desses, os que estão mais na penumbra há um tempo já, são os imagináveis, Ceará, Paraná, Bahia e furação.

Por mais que o Santos esteja mal e os cariocas, tirando o Flamengo façam campanhas modestas e a vantagem de pontos seja pequena, é mais possível ver o América, chapecoense e Vitoria brigando para não caírem. Cada um com seus problemas peculiares, no momento os quatro últimos parecem não dar sinais de vida, principalmente Ceará e furacão.

Ceará 1 X 0 Sport

Primeiro triunfo do Ceará no campeonato. O time que foi campeão estadual e chegou a viver bom momento, não se encontrou nesse campeonato. Não se sabe se foi a vitória da volta por cima ou apenas a primeira das poucas no torneio. O Sport de Claudinei Oliveira vive um momento estável, mais para bom do que para ruim, o problema é que ganha pontos heróicos e perde pontos teoricamente imperdíveis.

Vitória 1 X 0 Paraná

O time de Mancini deu uma respirada, não foi suficiente para aliviar a pressão, o time ainda está próximo a zona de rebaixamento. O Paraná que tirou pontos preciosos do Grêmio, é o mesmo que foi facilmente batido pelo Corinthians e essa inconstância em atuações demostra o pífio desempenho do time no primeiro turno.

Chapecoense 1 X 1 Bahia

Resultado péssimo para os dois, a Chape por todos os problemas que conhecemos, faz uma temporada abaixo. O Bahia vive altos e baixos, o time que até começou bem, não está repetindo suas melhores atuações e parece que não terminará bem. Faltam aos dois, um pouco mais de equilíbrio em todos os aspectos. Ambos jogam pressionados por não terem o mesmo potencial econômico de outros rivais.

COMPARTILHAR

Comentários