A prevenção dos problemas bucais tem sido uma das grandes prioridades da Odontologia na gestão atual. O trabalho da equipe vem sendo direcionado para orientar e educar a população sobre saúde oral, assim como para a execução de escovações supervisionadas na população infantil.

Sabendo-se que a escovação dentária, quando bem feita, é um dos melhores meios para se evitar a cárie e as doenças da gengiva, dentistas e auxiliares de consultório dentário das escolas públicas municipais e estaduais vem trabalhando bastante nesse sentido.

Escovas, pasta de dente e fio dental são distribuídos para todos os alunos. Em grupos, eles são orientados sobre como fazer a higiene da boca de forma correta. Semanalmente os profissionais acompanham e monitoram a escovação dessas crianças.

Além disso, uma auxiliar de consultório dentário, técnica em higiene oral, Roseane Maria Reis foi disponibilizada para atuar exclusivamente na parte da prevenção. Escolas da zona rural e urbana, assim como as creches do município recebem sua visita ao longo de todo o mês. A profissional faz palestras sobre como cuidar da saúde da boca, mostra vídeos educativos, realiza escovação em todas as crianças individualmente e aplica flúor quando se faz necessário.

Dentistas do Programa de Saúde da Família (PSF) também atuam em escolas e creches da sua área de abrangência. Drª Fernanda Domiciano de Figueiredo têm realizado palestras não só para as crianças, mas também para os pais e para as cuidadoras dessas instituições. Através de figuras e fotografias todos passam a conhecer melhor o que é a cárie dentária, doença de gengiva, os problemas causados pelo hábito de chupar chupeta ou dedo e aprendem como fazer a higienização oral.

A população adulta pertencente ao Programa de Saúde da Família também é beneficiada com palestras para os grupos de gestantes, portadores de diabetes e hipertensão.

As gestantes são orientadas  sobre os cuidados que se deve ter com a boca ao longo da gestação e incentivadas a cuidar da saúde oral de seus bebês. Recebem informações sobre visitas ao dentista durante a gravidez, sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da mordida correta e, também, sobre os problemas do uso inadequado de chupeta e mamadeira.

Os grupos de portadores de diabetes e hipertensão são orientados sobre a relação existente entre essas doenças e a cavidade oral, cuidados a serem seguidos, podendo prevenir a  perda dos dentes e, até mesmo, problemas no coração.

No PSF Dr. Paulo Nogueira Rezende, a cirurgiã-dentista Drª Ana Elisa M. Miranda realiza premiação com entrega de brindes para as crianças que se comportam bem durante a escovação e para aquelas que mantém os dentes mais limpos. A Drª Tereza Cristina Almeida, dentista da Escola Agrícola, também realiza essa premiação com os alunos de lá.

 

PMTP 2 PMTP 3

Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal de Três Pontas

 

COMPARTILHAR

Comentários