Denis Pereira – A Voz da Notícia

O Grupo Amigas Guerreiras, Grupo de Apoio ao Combate ao Câncer de Mama e o Conselho Municipal da Mulher, organizaram atividades da Campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é informar a população feminina sobre a importância do auto exame para detectar de forma precoce o câncer de mama, evitando que vidas sejam perdidas por este mal que é responsável por 22% dos novos casos a cada no mundo. Tanto as Amigas Guerreiras, tanto o Conselho da Mulher conseguiram o apoio de diversos setores para a elaboração das atividades que começaram nesta terça-feira (14) e prosseguem até o dia 25. Estabelecimentos comerciais e entidades, como lojas, supermercados e até a Maternidade do Hospital São Francisco de Assis, aderiram a cor rosa nas decorações e nas lâmpadas que buscam chamar a atenção das mulheres para a festa de conscientização durante estes dias.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, maiores são as chances de cura.

Na programação elaborada pelas Amigas Guerreiras, ela começou nesta terça-feira (14) com um Encontro de cura e libertação na Igreja Sagrada Face no bairro Botafogo. Serão jogo de futebol beneficente, dia da beleza, show palestra e ações de saúde. Elas contam com o apoio do Rotary Club Três Pontas, Mulheres Empreendedoras, SEST/SENAT, Associação Comercial, Cedup, Unimed, Cocatrel e da Prefeitura Municipal.

No caso do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o grupo realizou diversas reuniões, para organizar o seu “Outubro Rosa”, que começa neste domingo (19), com a coleta de preventivos do colo do útero no Centro Integrado de Assistência a Mulher e a Adolescente “Maria Luiza de Mello Vicentini”. O ponto alto, que vai chamar a atenção da mulherada, será o Ônibus Rosa da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social. A unidade móvel de atendimento estará em Três Pontas promovendo o acesso das mulheres a diversos serviços públicos.

O Conselho da Mulher é presidido pela vereadora Valéria Evangelista Oliveira e, no Outubro Rosa, conta com o apoio da SEDESE, Câmara Municipal, das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Cultura, da Kappeh Cosméticos, UNIS, CEDU e LIONS.

Na Igreja Sagrada Face um encontro de oração que pediu saúde aos pacientes com câncer. Esse encontro contou com vários grupos de orações da cidade - Renovação Carismática com apoio do Grupo Shalom e a organização do Grupo Amigas Guerreiras
Na Igreja Sagrada Face um encontro de oração que pediu saúde aos pacientes com câncer. Esse encontro contou com vários grupos de orações da cidade – Renovação Carismática com apoio do Grupo Shalom e a organização do Grupo Amigas Guerreiras

Veja as programações

Outubro Rosa do Conselho da Mulher

Dia 19 (Domingo) – CIAMA

08:00 às 16:00 : Coleta de Preventivos do Colo do Útero

 

Dia 20 (Segunda-feira) – Centro de Convivência do Idoso

13:30 – Palestra Alimentação Saudável com a nutricionista Renata Cristiane de Souza

14:30 – Momento da Beleza da Mulher

 

Dia 21 (Terça-feira)– PSF Padre Vitor

08:30 – Atividades Recreativas

 

Dia 21 (Terça-feira)

Parque Multiuso Prefeito de Paulo de Paiva Loures (Mina do Padre Vitor) / PSF Vila

Marilena

13:30 – Atividades Recreativas

 

Dia 22 (Quarta-feira)

Câmara Municipal de Três Pontas

14:00 – Palestra Prevenção do Câncer de mama com o médico mastologista Dr. Silvio César da Silva

15:00 – Palestra Motivação para a Vida com o psicólogo Luciano Virgínio de Castro

 

Dia 23 (Quinta-feira) – CIAMA

14:00 – Atividades recreativas com músicas

 

Dia 24 (Sexta-feira)

Praça Cônego Vitor

08:00 – Apresentação da Corporação Luiz Antônio Ribeiro

08:30 – Apresentação do Grupo “Cigarras Cor de Rosa”

09:00 às 16:00 – Aferição de pressão e Glicemia Capilar

Atendimento da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretária de Direitos Humanos – SEDESE, com Unidade Móvel de Atendimento À Mulher, com objetivo de promover o acesso das mulheres a serviços públicos.

 

Outubro Rosa das Amigas Guerreiras

Terça-feira (14)

  • 20h – Igreja Sagrada Face: Encontro de cura e libertação

Domingo (19)

  • 10 h – Campo do TAC: Jogo beneficente das estrelas na luta contra o câncer de mama
  • Presenças: Elzo Coelho – capitão da Seleção Brasileira, 1986 e Atlético Mineiro / Rondinelli / Andrade e Renato Carioca – Flamengo / Bahia – Sport / Dácio – Cruzeiro / Souza – Bragantino / Paulista – América MG
  • Ingressos: R$ 10 – crianças menores de 10 anos não pagam (parte da verba será revertida ao Vida Viva)

Segunda-feira (20)

  • 13h às 17h – Cedup: Dia da beleza (Projeto mais beleza para sua vida)

Quarta-feira (22)

  • 19h – Auditório da Cocatrel: Palestra “Mulher consciente na luta contra o câncer de mama. Sorteio de brindes e desfile “Mulheres enfrentando o câncer com mais beleza e autoestima”

Sábado (25)

9h – Praça Cônego Victor

  • II Cãominhada M3 com benção dos animais
  • Campeonato de supino
  • Apresentações esportivas Academia M3

12h às 15h: Praça Cônego Victor:

  • Apresentação da ExtaZ Banda Show
  • Zumba com Juninho e Myl Bueno
  • Brinquedos
  • Pipoca e algodão doce
  • Aferição de pressão e diabetes por profissionais da saúde

15h30min: Praça Cônego Victor

  • Saída do passeio ciclístico
COMPARTILHAR

Comentários