Começou oficialmente neste domingo a novena em preparação a Festa do Venerável Padre Victor. Assim, como todos os anos, o dia 14 é marcado pela chegada dos fiéis ainda de madrugada na igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda para participar da procissão da penitência e da missa, que acontece em seguida. Como a abertura caiu em um domingo, a procissão é meia hora antes da tradicional missa das 7:00, um dos horários mais movimentados.

Quando a procissão chegou na Matriz, todos os bancos já estavam ocupados. A igreja ficou lotada e atentos, os devotos do Venerável Padre Victor participaram da celebração presidida pelo pároco padre Ednaldo Barbosa.

DSC02909

No início da missa, a cruz com uma corrente antiga e uma escultura do sacerdote foi colocada em local de destaque no altar. Durante a homilia, o padre explicou que é muito propício todos os anos, iniciar a novena de Padre Victor no Dia da Exaltação da Santa Cruz. “Ele que sempre mesmo não ficando acorrentado nas senzalas, teve que enfrentar inúmeras provações e desafios e enfrentou, vendo as correntes ao seu lado. Erguia sempre uma cruz nas mãos para abençoar o povo de Deus. Padre Victor foi fiel até o fim e a corrente da escravidão não teve o poder sobre ele [Padre Victor], pois Deus o escolheu para o seu ministério, enalteceu padre Ednaldo.

Nos demais dias, a novena no horário da manhã começa as 5:30 com a procissão da penitência e missa em seguida, as 6:00 horas, cada dia com um tema de reflexão diferente. Ainda há missas na Matriz as 15:00 e as 19:00 horas. Todos os dias, há confissões individuais na Matriz de 9:00 as 12:00 horas e de 15:00 as 18:30. No dia 23 de setembro, Dia do Aniversário de 109 anos de Morte de Padre Victor, há nove horários de missas, começando a partir das 5:00 da manhã. Há um horário também no Parque Multi Uso da Mina.

A organização da festa é Diocese da Campanha, Associação Padre Victor de Três Pontas, Equipe Sacerdotal das Paróquias Nossa Senhora D’Ajuda, Nossa Senhora Aparecida, Cristo Redentor e Prefeitura Municipal. DSC02913

DSC02903

COMPARTILHAR

Comentários