Por Giovane Scalioni

A Operação Carne Fraca da Policia Federal além do forte impacto na geração de receita para a economia brasileira, expõe um setor produtivo altamente desestruturado e longe do consumidor final.

O setor pecuarista vem lutando para desenvolver e manter o nome do Brasil entre os principais produtores e exportadores de proteína animal de qualidade e segura do ponto de vista alimentar. É possível fazer uma gestão de risco e implementar políticas de segurança de qualidade ainda melhores do que as que já possuímos para que nossos parceiros comerciais possam novamente confiar na qualidade da nossa carne.

A parcela de frigoríficos atingidos contabiliza 0,5% do total legalizado no pais,que sofreram as ações da policia federal, proporcionalmente foi pequena, mas afetou quem mais investem em publicidade, no caso da Friboi utilizando de nomes conhecidos na mídia e com isto ficando bem conhecidas, principalmente no mercado interno. O grande problema revelado na operação foi que o nosso mercado produtivo agropecuário, vive muito em função de vender COMMODITIES.

O que são COMMODITIES e a forma de tratamento dada pelo mercado

Quando se procura o significa da palavra COMMODITIES, temos que: Commodities são produtos que funcionam como matéria-prima, produzidos em escala e que podem ser estocados sem perda de qualidade, como petróleo, suco de laranja congelado, boi gordo, café, soja e ouro. Commodity vem do inglês e originalmente tem significado de mercadoria. Dessa forma seu preço é determinado pelo mercado mundial como uma consequência da oferta e demanda, e não pela empresa que a produz, uma vez que sua “marca” não importa tanto.

Em termos gerais, algumas características que determinam uma commodity são:

  • Produtos de origem primária;
  • Grande importância mundial;
  • Pequeno grau de industrialização;
  • Produção em larga escala;
  • Comercialização mundial;
  • Qualidade e características uniformes de produção, sem diferenciação de marca;
  • Podem ser estocadas sem perda de qualidade.

Então o mercado entende commodities como matéria prima, um produto que não tem diferenciação, a exemplo da carne objeto da operação uma carne produzida por animais com todos os cuidados de sanidade animal, alimentação, acondicionamento tem o mesmo tratamento de outra que o produtor não teve o mesmo zelo e cuidado.

Todo produto especificamente o produto agropecuário ele tem diferenciação conforme a região, a forma de condução da produção, os tratamentos dispensados na sua produção e, sobretudo a forma que ele e apresentado ao consumidor.

O setor produtivo pecuário ele se preocupa em produzir um numero cada vez maior em arrobas e não com em que cada animal de um bom ganho de peso e possa por aqueles animais exigir um preço melhor não pelo que o mercado que pagar, mas por oferecer um produto de qualidade superior e por ter um preço diferenciado. Um bom exemplo hoje podemos citar o mercado de vinhos.

O caminho e certificação, qualificação do consumidor e controle de custos

Os primeiros passos para este processo que concretizar e mostrar ao consumidor porque o seu produto e diferenciado, isto se consegue com um processo de certificação na qual através de uma empresa que ira acompanhar o processo produtivo do seu produto desde o inicio no caso da pecuária desde o nascimento do bezerro ate o produto chegar ao consumidor. Este processo exige o apoio de uma contabilidade especializada no setor agropecuário.

O consumidor hoje esta muito atento a tudo que a mídia produz ele tem um uma das formas de se fidelizar um consumidor e forma-la todo setor deve investir em conhecimento. O consumidor tem que conhecer o produto que esta adquirindo, uma forma e dar curso que ensine seu consumidor a conhecer e apreciar uma boa carne. Ensinar como se compra um bom bife, os tipos de corte de carnes, como se diferencia a carne de animais jovens como hoje já existe os VITELOS que carne de animais com no máximo 24 meses.

E na contabilidade que o produtor de carnes acompanhara todo processo de custos daquele produto e auxiliará a formação de preço de venda do seu produto final. E imprescindível que o setor de ter sofrido este abalo, buscar formas de não ficar mais refém de poucos que insistem em oferecer uma carne fraca.

COMPARTILHAR

Comentários