Durante solenidade no Plenário da Câmara na noite de quinta-feira (10), o Parlamento Jovem de Três Pontas entregou às escolas que aderiram ao programa deste ano os seus certificados. Alunos, diretores e representantes de estabelecimentos de ensino se juntaram para consolidarem mais um ano de participação nas atividades do PJ.

A cerimônia foi aberta e presidida pela vereadora Valéria Evangelista Oliveira, presidente da Escola do Legislativo “Dona Rogéria”.

Além da vereadora, participaram o prefeito Paulo Luis Rabello e o diretor e procurador-geral do Legislativo, Dr. Guilherme Ribeiro. A Câmara Municipal de Três Pontas, através de sua Escola do Legislativo “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”, trabalhou com Parlamento Jovem (PJ) em 2015 com o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos” o que obteve excelentes resultados com destaque dentro do Pólo Sul de Minas da cidade de Pouso Alegre. A coordenação demonstrou um trabalho efetivo no que tange a participação cidadã. As atividades foram produtivas, demonstrando sucesso, empenho e dedicação o que trouxe até nossa Câmara uma Moção de Aplausos através da presidente de nossa Escola e recebemos o chamado para acolhermos as cidades vizinhas de Três Corações, Santana da Vargem e Varginha e agora trabalhando  nesta edição com o tema: Mobilidade Urbana. Segundo o cronograma de trabalho de 2016, a divulgação direta nas instituições de ensino se estendeu durante o mês de fevereiro. As oficinas começam dia 16 de março, na quarta- feira e se estenderá até junho, sendo dia 16 a plenária municipal, onde serão debatidas e definidas as propostas dos participantes. Em seguida será a vez da etapa regional, que acontecerá em 07 de julho.

Após a fase regional, os jovens de todos os cantos de Minas Gerais se encontrarão na plenária estadual, que será realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no dia 26 de agosto, em Belo Horizonte. Na oportunidade, serão escolhidas as principais propostas levantadas pelos participantes. Elas farão parte do documento final que será entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG, podendo até mesmo alterar atuais leis ou gerar novas leis sobre o assunto.

PJ 15 1
O prefeito Paulo Luis, a presidente Valéria e o diretor Dr. Guilherme

Em seu pronunciamento, a presidente Valéria Evangelista destacou que os trabalhos foram iniciados no ano passado com 11 municípios, hoje, trabalham com 47 em toda Minas Gerais, divididos em 12 Pólos e Três Pontas pertence ao Pólo Sul de Minas III. “Estão conosco participando pela primeira vez, Três Corações, Santana da Vargem e Varginha, que acompanharam o trabalho o ano passado e assinaram o Termo de Adesão, as quais agradecemos a parceria”, disse a vereadora. O tema para 2016 foi definido pelos próprios participantes que integraram o Projeto em 2015, a partir de uma votação realizada no fim do ano passado. “Mobilidade Urbana” é o tema central e as discussões serão divididas em três subtemas: I – Mobilidade urbana: participação e controle social; II – Transporte e Trânsito; III- Mobilidade Urbana e Infraestrutura.

Já o prefeito Paulo Luis fez questão de agradecer e parabenizar pela participação dos alunos em um tema tão importante na atualidade, ressaltando o empenho de cada um nesta nova etapa do PJ. Em seguida, foi a vez dos convidados assistirem a um vídeo sobre o Parlamento Jovem de Minas e suas etapas, com o Diretor da E.L. Dr. Guilherme Ribeiro de Oliveira.

Cronograma de trabalho

O primeiro passo foi dado através da mobilização de outras cidades, das escolas do ensino médio e parcerias como a da FATEPES, sociedade civil e uma extensa rede de formação política e educação legislativa. Os estudantes, com o auxílio de monitores e parceiros, estudarão o tema do projeto, debaterão, elaborarão e votarão propostas de ação. Na sequência, acontece a etapa regional em Varginha. Já a etapa estadual, realizada em Belo Horizonte, na sede do Parlamento mineiro, reunirá representantes de todos os municípios e regiões participantes, sob a coordenação da Escola do Legislativo da ALMG e da PUC Minas. Ao final da etapa estadual, os estudantes votam propostas de ação para o poder público e de aperfeiçoamento da legislação sobre o tema estudado.

O documento final com as propostas aprovadas do Parlamento Jovem de Minas será entregue então à Comissão de Participação Popular da Assembleia, que o analisa, emite um parecer e propõe um encaminhamento.

Escolas participantes e os certificados de adesão

Antes do encerramento, representantes e alunos das escolas Receberam das mãos da presidente Valéria, do diretor Dr. Guilherme e o assessor Carlos Henrique da Silva Castro, seus certificados de adesão ao programa 2016.

Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola

Escola Estadual Professora Marieta Castro

Escola Estadual Presidente Tancredo Neves

Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira

Escola Coração de Jesus

Escola – Cootec Colégio Novo Milênio

Colégio Prósperi

UNIS / FATEPS

 

 

 

 

COMPARTILHAR

Comentários