Prédio construído pelo Monsenhor Silveira na década de 50 foi revitalizado, mas as características da época foram mantidas

*Dom Diamantino celebrou missa, fiéis seguiram em procissão para acompanhar benção e inauguração do espaço totalmente revitalizado

Denis Pereira – A Voz da Notícia 

“Todo domingo é especial, pois é o Dia do Senhor, ainda mais quando temos a oportunidade de acolher as Irmãs São Camilo e inaugurarmos este Salão”. Foi assim que o bispo da Diocese de Campanha Dom Diamantino Prata de Carvalho definiu a manhã deste domingo (23), um dia especial marcado na história da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda. É que o religioso inaugurou após celebrar a missa das 10:30, inaugurou a revitalização do Salão Paroquial, localizado na Rua Azarias de Brito.

Inauguração salao 2A celebração na Matriz contou com a presença da Congregação Religiosa “Filhas de São Camilo de Lellis”, entre elas uma trespontana que está na vida religiosa há 18 anos. Irmã Maria Ângela da Silva, tem 42 anos morava no bairro Ponte Alta e é filha de Maria Leondina Targino da Silva e Vicente Gonçalves da Silva. Sua vocação surgiu depois de participar em 1999 das Missões e um seminarista deu a ela uma oração de São Camilo, onde havia a oração e o endereço do convento das irmãs. Ela se interessou, começou a enviar correspondências e sempre era correspondida. Foi convidada a passar um fim de semana lá. Quando voltou decidiu dedicar sua vida a Deus e aos outros. Fez o aspirantado em São Paulo, depois o postulado, o noviciado e os primeiros votos – de pobreza, castidade e obediência, em seguida os votos perpétuos em 08 de dezembro de 2013, no dia de Imaculada Conceição. As irmãs trabalham na área da saúde, atuam em asilos, hospitais e casas de repouso. A sede providencial fica em São Paulo, ela estava morando na Bahia e foi transferida recentemente para Rezende Costa (MG). A fundadora da Congregação foi Madre Josefina Vannini (1859-1911).

inauguração salao 5

Após a missa, os fiéis seguiram em procissão para inaugurar o Salão Paroquial. Dom Diamantino descerrou a placa junto a profissionais que trabalharam na obra. Na sacada do prédio, falou do espaço oferecido à comunidade, fez uma oração e deu as bênçãos, aspergindo o espaço totalmente novo com água benta.

A obra é de 1950, um sonho de Monsenhor Silveira, que na época usava o espaço para formação, o Apostolado da Oração, Congregação Mariana, as Filhas de Maria e a Ação Católica. Naquela não existiam tantas pastorais e movimentos como hoje. Com o passar do tempo tudo foi ficando obsoleto e a reforma se tornou necessária. Algumas transformações foram feitas e a parte debaixo chegou até a ser alugada. Onde hoje é o Escritório Paroquial funcionou durante anos uma padaria.

O Salão Paroquial agora está completo, com auditório com capacidade para 164 pessoas assentadas, sistema de segurança e espaço áudio visual. A parte debaixo é o Escritório Paroquial, onde são feitos os atendimentos paroquiais, salas para catequese e arquivos.

A obra demorou para ficar pronta, revela o pároco padre Ednaldo Barbosa, quase o mesmo tempo para ser construído, porém, as melhorias vão facilitar o apoio às pastorais e movimentos, com uma evangelização mais eficaz para a formação de novas lideranças.”Tudo que foi construído na época e estava preservado foi mantido, como portas, janelas ficaram no mesmo estilo. O piso das salas foi reconstituído”, disse o padre.

O balancete com o custo total da obra ainda não foi fechado, mas o investimento deve girar em torno de R$400 mil.

[ot-gallery url=”http://www.equipepositiva.com/gallery/paroquia-nossa-senhora-dajuda-inaugura-novo-salao-paroquial/”]

 

COMPARTILHAR

Comentários