Ao comemorar 10 anos da Paróquia Cristo Redentor, neste mês de janeiro, os paroquianos da mais jovem paróquia de Três Pontas, tem motivos de sobra para se alegrar. É que o Bispo da Diocese da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz, confirmou a permanência do pároco Padre Rogério Augusto da Silva por mais um ano, a frente da terceira paróquia de Três Pontas.  Em outubro do ano passado, durante a Trolada das Virtudes, evento que padre Rogério ajudou a organizar, ele surpreendeu a todos quando anunciou que estaria de partida, no início deste ano. Com tudo pronto, malas afiveladas ao seu  destino que seria a Paróquia São João Nepomuceno na cidade de Nepomuceno, o aniversariante ficou surpreso com a decisão, já que sua provisão estava vencida e era certa sua transferência. “Também ao mesmo tempo foi motivo de alegria, pois estou em Três Pontas há 10 anos e o povo daqui é de fé, bondoso e agradável”, comemora o sacerdote.

O trabalho ao longo destes anos tem sido árduo e cheio de desafios. Mas segundo o pároco, quando se conta com as graças de Deus e o apoio de tantos leigos, ele se torna mais fácil. Ao longo desta década, Padre Rogério revela que enfrentou muitas dificuldades, mas aos poucos com paciência foi aprendendo. “Existem coisas que podem ser feitas de imediato, outras precisam esperar um pouco mais e ser planejadas. Outras certamente não conseguirei fazer, mas nunca se pode deixar de plantar a semente de esperança, até porque eu não tenho condições de fazer tudo e nunca terei. Na vida em paróquia por mais árdua e difícil que ela seja, é preciso ter esta consciência de trabalhar com capricho e fazer o melhor a partir das condições que você tem”, justifica.

Porém, padre Rogério tem a consciência de que conseguiu deixar a Paróquia melhor do que encontrou. “Tenho a consciência em paz, que com a ajuda de tantas pessoas, esta Paróquia está melhor do que antes. Diante do trabalho que foi realizado, tudo fica mais tranquilo. Triste seria se depois destes 10 anos, ela estivesse pior. Isto me deixa muito feliz, porque o ser humano vai se completando”, conta.

O sacerdote que completou mais um ano de vida esta semana e se tornou Cidadão Honorário Trespontano através da Câmara Municipal, deixa uma mensagem de esperança e gratidão por ser tão bem acolhido nesta cidade, que tem uma marca religiosa tão marcante e forte na vida das pessoas. “Sou profundamente grato a Deus por ter esta oportunidade de estar aqui, apesar de todas as fragilidades. Que todos tenham uma vida feliz porque a gente vive para isto. Que as pessoas jamais percam a esperança, que acreditem na bondade e no amor, a partir disso, todos podem construir uma nova realidade, que começa no coração de cada um”, terminou.

Paróquia Cristo Redentor constrói Ermida Mãe Rainha

A Paróquia Cristo Redentor também construiu uma Ermida, na Capela de São Cristóvão, no bairro Aristides Vieira. Um pequeno local de oração, onde os fieis rezam o terço e pela vida das pessoas, que surgiu a partir do Centenário de morte Pe. José Kentenich fundador do Movimento Mãe Rainha. Quando começaram a celebrar o Centenário 100 anos de vida, tiveram o intuito de criar estas Ermidas em determinados lugares e a ideia vem do Santuário da Mãe Rainha em Atibaia (SP). A primeira Ermida da cidade foi erguida no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora D’Aparecida, no bairro Santa Margarida, quando padre Vânis era o pároco.

A comunidade de São Cristóvão viu isto nas outras paróquias da cidade e tendo em vista o tricentenário, os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, celebrado ano passado, junto ao Ano Mariano, eles próprios viram por bem construir uma Ermida também ao lado da Capela de São Cristóvão.

De acordo com padre Rogério, a própria comunidade se organizou após comunicá-lo, sobre o desejo deles. Ele acolheu com felicidade o pedido, por ser um bem para a paróquia e seu povo. “Achei bonita a iniciativa. Eles mesmos viabilizaram tudo para a obra, arrecadaram os recursos e no dia 12 de outubro do ano passado, ela foi inaugurada. Após a celebração do dia da Padroeira do Brasil, foi dada a benção e entregue a Ermida aos fieis que tem um local aconchegante e agradável para ter um contato com a Mãe de Deus. A Ermida fica ao lado da Capela de São Cristóvão e fica aberta todos os dias, das 17:00 as 19:00 horas. Diariamente as 18 horas, é feita a reza do terço. Em outros dias horários alternativos acontece o Terço das Mães e dos homens.

Mais uma Trolada – Agora de Páscoa

Padre Rogério trouxe uma notícia em primeira mão no fim da entrevista. Que está marcada a segunda edição da Trolada, que desta vez será de Páscoa. A data acertada com padre Ednaldo Barbosa, pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda é 1º de abril. O trajeto será o mesmo e seguirá os mesmos moldes da primeira edição, realizada em outubro do ano passado. Quando sobrou criatividade e todo mundo se transformou em criança ou relembrou os tempos da infância. Os trespontanos aventureiros levaram uma multidão de expectadores, a um evento tão simples, mas de tamanha alegria.

COMPARTILHAR

Comentários