A Polícia Militar de Três Pontas e de Santana da Vargem, realizaram nesta quarta e sexta-feira, dias 13 e 15, as formaturas de alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, do primeiro semestre de 2018. Em Três Pontas foram 470 formandos das escolas municipais e estaduais – sendo das escolas municipais Professor Manoel Jacinto de Abreu, José Vieira de Mendonça, Professora Nilda Rabello Reis, João de Abreu Salgado, Cônego Vitor e Escola Estadual Monsenhor João Batista da Silveira. A cerimônia foi no Ginásio Poliesportivo Governador Aureliano Chaves e contou com a presença de mais de 1.200 pessoas.

De Santana da Vargem, foram aproximadamente 100 estudantes do quinto ano da Escola Municipal Doralice Mendonça Reis e Escola Estadual Padre José Ribeiro. A entrega dos certificados aconteceu no Auditório Monsenhor José Ribeiro.

O Proerd consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar as crianças e adolescente para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o Policial Militar, devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais e responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

Durante as solenidades houveram a distribuição dos prêmios das melhores redações, tendo como tema: “O que os alunos aprenderam com o Proerd”. Em Três Pontas foi premiada a aluna Vitória de Jesus Valeriano, da Escola João de Abreu Salgado, classificada em primeiro lugar. Já em Santana, Thais de Souza Rodrigues da Escola Doralice foi a campeã na redação e em segundo ficou Ana Luiza também da Doralice e Maria Fernanda de Sousa da Esolca Padre José Ribeiro em terceiro lugar.

PRESENÇAS

Durante a solenidade, estiveram presentes, o Comandante da 151ª Companhia de Polícia Militar Capitão Bruno Neves Tavares; o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública Paulo Eduardo Lang Fasano; Maísa Patrícia Veloso, representando o prefeito Marcelo Chaves Garcia, o  vice-presidente da Câmara Municipal de Três Pontas vereador Donizetti Benício Baldansi; o secretário municipal de Cultura Lazer e Turismo Alex Tiso Chaves, a secretária municipal de Educação Roseanne Duarte Funchal Oliveira e Tiago Miranda Figueiredo representando a Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas.

Em Santana da Vargem prestigiaram a formatura, a secretária municipal de Educação Edna Hosana Costa de Paula que representou o prefeito Renato Teodoro, o o sub Comandante da 151ª Companhia de PM de Três Pontas Tenente Maurício Feliciano Filho, o comandante do Destacamento de Santana da Vargem Sargento Alessandro de Jesus Beltrão e o instrutor do Proerd o Sargento Willian Oliveira.

O PROERD

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), tem como base o DRUG (Drug Abuse Resistance Education) foi criado pela Professoa Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983. Chegou no Brasil em 1992 com a PM do Rio de Janeiro, sendo em desde 2002 se encontra em todos os estados brasileiros. Atualmente o programa está presente nos 50 estados americanos e em 58 países.

COMPARTILHAR

Comentários