Eles se dedicam bastante às aulas, participam, interagem e com os policiais militares que ministram as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) acabam criando laços amizade que perduram por toda a vida. Começou pelo Sargento Guimarães, hoje Tenente, depois vieram o Sargento Cleiton Lima e agora os Soldados Willian e Michele. As aulas elaboradas por eles, alcançam os objetivos primordiais do programa desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais, de buscar despertar em crianças e adolescentes em fase escolar, a consciência das drogas e da violência. Com isto, preparam também os pais para que oferecerem sustentação aos seus filhos se o problema surgir na família.

Na última semana, nos dias 10 e 11, quinta e sexta-feira, mais de 750 crianças se formaram no Proerd em Três Pontas e Santana da Vargem. Neste ano, o programa atendeu 100% do público alvo, estudantes do 5º ano do ensino fundamental nas redes municipal, estadual e particular de ensino.

b2fa80e2-0012-478f-8d39-5005bc77c322

Em Três Pontas, o evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Municipal Governador Aureliano Chaves e em Santana da Vargem, no Ginásio Poliesportivo Municipal Cristiano Ribeiro Galvão. As solenidades foram prestigiadas por autoridades militares, políticas e principalmente pelos familiares dos formandos. Tiveram também homenagens aos instrutores, aos formandos e apresentações artísticas e textos exaltando a importância do programa para a sociedade.

Durante o semestre houve um concurso de redação, no qual eles relataram a experiência com o Proerd e os três alunos melhor classificados foram premiados.

Os Proerdianos fizeram o juramento em que prometeram ficar sempre longe das drogas e da violência. Assim, eles terão uma vida saudável e não entrarão nas estatísticas que só aumentam de pessoas que tem a vida destruída pelos mais variados tipos de entorpecentes.

Instrutores, estudantes e todo mundo que estava na cerimônia deram o grito de guerra e terminaram demonstrando que sabem de cor o hino do Proerd.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. Em Três Pontas, o programa foi implantado em 2004 pela Polícia Militar de Minas Gerais e se baseia na prevenção ao uso e tráfico de drogas, e todas as formas de violência (física ou psicológica).

COMPARTILHAR

Comentários