Neste mês a Clínica Santé traz um tema que desperta muito interesse nas pessoas atualmente. Afinal, já ouvimos várias pessoas nos dizerem que “gostaria de tomar ômega 3, mas não sabe ao certo seus benefícios, nem qual comprar”. Baseado nisso, vamos responder às principais dúvidas sobre essa gordura boa, o Ômega 3.

O que é Ômega 3?

O Ômega 3 é um conjunto de ácidos graxos poli-insaturados, ou seja, uma gordura saudável. As gorduras são importantes para que o nosso organismo funcione de maneira adequada e saudável. O Ômega 3 é essencial para a formação e manutenção das células, enquanto certos tipos de gorduras não são fundamentais e nem saudáveis (gorduras saturadas), podendo inclusive trazer problemas para a saúde, por exemplo, bacon, carne gordurosa e biscoitos. Já as gorduras poli-insaturadas, como o Ômega 3, são boas para nosso organismo e ajudam a combater o mau colesterol.

Os ácidos graxos que compõe a família do Ômega 3 são: EPA (ácido ecosapentaenóico); DHA (ácido docosaexaenoico) e ALA (ácido alfa-linolênico). Os ácidos graxos EPA e DHA são Ômega 3 encontrados em grandes quantidades em peixes como a sardinha e o salmão. Já o ácido graxo ALA é um Ômega 3 encontrado em carnes, óleos vegetais como o de canola e o de linhaça, soja, diversos tipos de nozes e sementes como a chia e o cânhamo.

O ALA é convertido em EPA e DHA pelo nosso organismo, um processo importante, uma vez que esses dois tipos de ácidos graxos são fundamentais para o bom funcionamento e manutenção do nosso organismo.

Como foi descoberto que o Ômega 3 é rico em benefícios?

Tudo começou quando os cientistas e pesquisadores descobriram que os esquimós quase não tinham problemas cardiovasculares, mesmo alimentando-se com uma dieta rica em gorduras, pois consumiam muito peixe e carne vermelha. Foi descoberto que o tipo de gordura que eles consomem é composta principalmente por EPA e DHA, que formam o Ômega 3. A partir de então as pesquisas foram aprofundadas e ficou claro o benefício deste óleo essencial.

Quais os benefícios do Ômega 3? Ele protege o coração?

São vários os benefícios do Ômega 3: ele diminui o colesterol ruim, enquanto aumenta o bom colesterol;  auxilia  a diminuir os níveis da pressão arterial; o músculo cardíaco se torna mais eficiente e diminui o risco de arritmias.; há uma relação do consumo deste óleo com menor risco de desenvolver demências, como o Alzheimer. Uma dieta equilibrada e rica em ômega 3 reduz os riscos de AVC e derrames cerebrais. Ele também auxilia no combate à osteoporose, sendo benéfico para os ossos.

A Clínica Santé está à disposição para ajudar. Nosso endereço é Avenida Prefeito Olinto Reis Campos, nº 220. Bairro Jardim Brasil , em Três Pontas. Telefone 3265-3324.

COMPARTILHAR

Comentários