Ele aproveitou a viagem para visitar ministérios e deputados 

Com mais de 8 mil inscritos, sendo considerado o maior evento sobre sustentabilidade urbana do País, o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) recebeu mais de 400 prefeitos, 700 secretários estaduais e municipais, 700 palestrantes convidados e mais de 100 jornalistas credenciados.

O prefeito de Santana da Vargem, Vitor Donizetti Siqueira, Vitor Eloi (PT), participou nos dias 7, 8 e 9 do evento realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília.

Vários temas foram abordados e debatidos no encontro, que contou ainda com a eleição do novo presidente da Frente Nacional dos Municípios (FNP), que elegeu  o prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda para dirigir a entidade. Ele foi eleito por consenso, durante a 67ª Reunião Geral da entidade.Marcio

Os prefeitos de São Paulo (SP) e de Aparecida de Goiânia (GO), Fernando Haddad e Maguito Vilela respectivamente, foram eleitos 1º e 2º vice-presidentes da entidade para o biênio 2015/2016.

Segundo o presidente eleito, essa é uma missão que irá encarar com muito comprometimento e responsabilidade. “É um trabalho de equipe, um assunto muito vasto, de alta complexidade, mas com a diretoria que temos, especializada, acho que será mais fácil. Recebo hoje uma herança boa, que é uma entidade consolidada”, falou Lacerda.

O ex presidente da Frente José Fortunati endossou o discurso do prefeito mineiro. “A FNP é composta dessa sinergia maravilhosa que temos nos municípios brasileiros. A medida que mais prefeitos se engajam para lutar pelo municipalismo, todos nós saímos mais fortalecidos”, falou o prefeito de Porto Alegre (RS).

Para o prefeito Vitor Eloi, o encontro foi positivo, com  oportunidade de encontrar com vários prefeitos do Brasil e receber muitas informações que podem ser utilizadas no dia a dia de seu Município. “Queria ter participado de todos os temas e debates mas foi impossível por isso focamos meio ambiente, questão tributária, saúde e educação, enfim temas que mais se aproximam da realidade de Santana da Vargem e dos municípios pequenos. Tive a oportunidade de conversar com os secretários de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana de Curitiba, que é hoje uma das cidades exemplo em vários setores como saúde, meio ambiente e mobilidade urbana. Recebi o convite dos secretários e do prefeito para irmos ate  Curitiba  conhecer um pouco da cidade e trazer experiência de desenvolvimento, tecnologia em mobilidade urbana”, ressaltou Elói.

O debate que o prefeito vargense participou foi: “Crescente desequilíbrio das finanças municipais: como qualificar o gasto e aumentar a receita – Estratégias para a promoção do empreendedorismo local – Combate e prevenção à corrupção: gestões inovadoras, transparentes e democráticas – Emergência na saúde pública: qualificar serviços, aumentar a eficiência das despesas e enfrentar o subfinanciamento e controle e financiamento econômico”.

A diretora do Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG -, Juliana Diniz destacou a importância da entidade para o desenvolvimento das cidades mineiras, destacando que o município que tem projeto sobre desenvolvimento sustentável e qualidade de vida consegue aprovação dos recursos.

 

Brasilia 2A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira afirmou aos prefeitos para colaborarem na discussão da política nacional de adaptação às mudanças climáticas em construção atualmente. “Os municípios devem claramente se preparar para lidar com as questões associadas à mudança climática. Faço um apelo para que os prefeitos se dediquem e vejam em escala municipal as recomendações que deverão ser recepcionadas numa política nacional”, orientou. A minuta da proposta está em consulta pública até junho deste ano, de acordo com a ministra.

Ainda em Brasília, foi protocolado oficio junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pedido de autorização para a abertura do processo licitatório da construção da Creche Pró Infância, que será edificada com recursos federais, graças a interação política do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG). Ele esteve com o parlamentar que reafirmou seu compromisso com a cidade e que Santana da Vargem pode esperar muito mais recursos neste mandato.

Reginaldo

No Ministério da Educação, ficou marcado um novo encontro com o chefe de engenharia Luiz Berzoini, para tratar sobre a cobertura da quadra da Escola Municipal Doralice Mendonça Reis. A reunião acontece na próxima quinta-feira dia 15.

No Ministério das Cidades, Vitor Elói se encontrou com o secretário adjunto de Habitação Tarcísio Caixeta, para cuidar do Programa Minha Casa, Minha Vida em Santana da Vargem.

Brasilia 4

Brasilia 3

(ASCOM PMSV)

COMPARTILHAR

Comentários