SILVANO ALVES

O prefeito de Santana da Vargem Vitor Donizetti Siqueira (PT), Vitor Elói, cumpre agenda em Brasília. Ele viajou para participar do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que debate a articulação federativa entre ministros secretários de estados e prefeitos. Este é o maior evento que o Centro de Convenções Ulysses Guimarães receberá em 2015 e foi foi aberto nesta terça-feira (07) e termina na quinta-feira (09). O debate “Nova Governança Federativa”, foi a primeira Arena de Diálogos. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito de Aparecida de Goiânia (GO), Maguito Vilela, 2º vice-presidente Nacional da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), foram os convidados para compor as cadeiras fixas da Arena.

Na programação existem ainda fóruns, debates, oficinas e palestras. Ao todo foram recebidas mais de 5,7 mil inscrições, entre elas, mais de 400 prefeitos, 700 secretários estaduais e municipais, 700 palestrantes convidados e mais de 100 jornalistas credenciados.

unnamed (2)Para o gestor vargense, o evento provoca o fortalecimento dos municípios, através da Frente Nacional de Prefeitos, com temas tão importantes sendo debatidos. “São assuntos que lidamos no dia a dia em nossas cidades. Aqui a gente ouve e consegue ajuda para resolver problema de municípios de pequeno, médio e grande porte”, afirma Elói. Na avaliação dele, a Frente que tem a participação maciça de prefeitos do Brasil, pode ajudar a fortalecer mais ainda mais a busca de recursos para as áreas da  saúde, educação, obras, entre outros setores e também no crescimento do valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O encontro está discutindo uma questão federativa mais igualitária, ou seja, a repartição mais correta e justa de recursos entre a federação, os estados e os municípios. A federação fica com a fatia maior na distribuição dos recursos, depois vem os estados e por último os municípios. “Porém, somos nós que ouvimos o clamor da população. São os prefeitos que são cobrados na porta de casa e ficam impedidos de atender muitos anseios por falta de recursos, que ficam nas outras esferas”, acrescenta.

unnamed (1)
Vitor Eloi participa de uma extensa programação de eventos junto a outros gestores do Brasil

unnamed (3)

AGENDA

Vitor Elói fica na Capital Federal até a próxima quinta-feira. Ele está aproveitando para fazer contatos políticos e conhecer programas diferentes e inovadores.

Na agenda do prefeito, ainda estão visitas a vários locais para tratar de assuntos interesses de Santana da Vargem. No Ministério da Educação, ele tem encontro marcado com o chefe de engenharia com Luiz Berzoini, para tratar sobre a cobertura da quadra da Escola Municipal Doralice Mendonça Reis. Ele também irá solicitar junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autorização para a abertur do processo licitatório da construção da Creche Pró Infância, que será edificada com recursos federais, graças a interação política sua com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG). No Ministério das Cidades, ele encontrará com o secretário da pasta, Tarcísio Caixeta, para cuidar do Programa Minha Casa Minha Vida em Santana. Retribuindo a parceria com o deputado Reginaldo Lopes ele faz uma visita em seu gabinete, mas aproveita para levar novas demandas da cidade.

Vitor participará na quinta de manhã, da solenidade de posse da nova diretoria da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

COMPARTILHAR

Comentários