Vitor Eloi aproveitou a ocasião para destacar que após ouvir as demandas e algumas propostas de soluções dos representantes decidiu agendar outra reunião para dezembro

(ASCOM – PMSV)

Na manhã desta terça-feira (25), o prefeito Vitor Donizetti Siqueira – Vitor Eloi (PT) reuniu-se com os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e dos Produtores Rurais, a Empresa Brasileira de Extensão Rural (EMATER), Cooperativa Sul Mineira de Apicultores (COAPSUL), Associação do Sitio São Geraldo e União dos Pequenos Agricultores (UNIPASV). O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura, onde foram abordados vários assuntos como: contratos de parcerias agrícolas, aposentadoria rural, assistência técnica, falta d água, subvenção municipal, internet na zona rural, venda de produtos agrícolas em exagero, curso de formação, diversificação de cultura e cadastro ambiental rural.

O prefeito Vitor Eloi coordenou o encontro e enfatizou que vai redobrar a atenção com a zona rural do município considerando a vocação natural voltada para agropecuária. A ideia é desenvolver um trabalho de fortalecimento do homem do campo, com exclusiva atenção para o agricultor, em especial o familiar, garantindo-lhes as condições mínimas para que ele possa se manter em sua terra sem deixar de produzir em favor do município garantindo o sustento de sua família. Nesse sentido todas as parcerias devem ser estabelecidas para que esse trabalho possa acontecer com tranquilidade”, reforçou o prefeito.

Durante a reunião, cada representante apresentou lamúria e demanda referente à organização de sua entidade. O representante do STR, José Honório comentou que está tendo dificuldades com as despesas da entidade pelo excesso de demanda. Outro problema, que ele mencionou foi à falta de emprego na entre safra para os assalariados do município. “Hoje podemos dizer que avançamos muito na questão da aposentadoria rural. Qualquer trabalhador da área que trabalha 4 meses no ano, conta-se para aposentar 12 meses, isto é conquista garantida pelo nosso trabalho”, finalizou Honório.

Segundo o diretor da Cooperativa Sul Mineira de Apicultores, Antônio Afonso de Oliveira – Antônio do Senar, o objetivo hoje é diversificar as culturas produzidas no município, aumentar a produtividade do setor já trabalhado, utilizar novas tecnologias no setor agrícola.

O presidente da UNIPASV Gilmar Donizete, lamentou que em outros mandatos a prefeitura deixou a desejar no sentido de várias promessas não cumpridas. Ainda citou que a entidade não teve o reconhecimento por parte da Prefeitura. “A grande ausência no momento, é falta de um agrônomo para dar assistência à agricultura familiar no município, o qual dificulta o processo de produção” cobrou o presidente.

O prefeito aproveitou a ocasião para destacar que após ouvir as demandas e algumas propostas de soluções sugeridas pelos representantes decidiu agendar outra reunião para o dia 2 de dezembro para fechar as propostas indicadas. “Vamos unir os esforços para atender o setor rural. Frisou ainda que vai trabalhar com planejamento e objetividade para que as demandas sejam atendidas a curto, médio e longo prazo, de acordo com a necessidade” citou Vitor Eloy.

Participaram da reunião além do prefeito, o representante local da EMATER Walter de Oliveira, os presidentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Lazaro Honório, dos Produtores Expedito Alves de Oliveira, da UNIPASV, Gilmar Donizete de Oliveira e da COAPSUL, Antonio Afonso de Oliveira.

COMPARTILHAR

Comentários