* O prefeito ainda reuniu com a Inês Magalhães, para garantir junto ao Ministério das Cidades recursos  para construção de 200 moradias no município

O prefeito Vitor Donizetti Siqueira – Vitor Eloi (PT) participou nos último dia 24 e 25, em Brasília (DF), do Seminário Nacional Habitat III – Participa Brasil, atividade preparatória para a 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), a ser realizada em 2016.

Em entrevista, o prefeito disse que o Seminário teve como objetivo estruturar o debate sobre os temas centrais da questão urbana no Brasil. “Já o objetivo da Habitat III é o de debater e apontar novos desafios para o processo de urbanização mundial, focando em uma “Nova Agenda Habitat”, que também poderá influenciar e impactar diretamente o destino das cidades e de parcela cada vez maior da população mundial”, comentou Vitor Eloi.

Segundo Vitor Eloi, os países membros da ONU estão construindo os seus relatórios nacionais para subsidiar a elaboração da Agenda Habitat III. No Brasil, para assegurar a constituição do nosso relatório através de processo coletivo e democrático com participação social serão utilizadas ferramentas de consulta pública (Participa BR), um seminário nacional, contribuições por meio dos Conselhos de Cidades, debates e demais iniciativas das organizações sociais e dos governos municipais.

Ainda no dia 24, o prefeito reuniu com Secretaria Nacional de Habitação, Inês Magalhães para garantir junto ao Ministério das Cidades recursos necessários para viabilizar o importante empreendimento do ‘Minha Casa Minha Vida – Entidades’ que construirá 200 unidades no município.

Histórico Habitat

A primeira Conferência Habitat (Habitat I) ocorreu em Vancouver em 1976, quando os Estados passaram a reconhecer a rápida urbanização como um fenômeno em escala mundial e apontaram à necessidade de reflexão sobre seus impactos.

Em 1996, 29 anos depois, na segunda Conferência Habitat (Habitat II) são reafirmados os desafios de lidar com a rápida urbanização e é construída uma Agenda Global, que trata de temas como a Moradia adequada para todos e a noção de assentamentos humanos sustentáveis.

A terceira edição da conferência será realizada em outubro de 2016, em Quito, no Equador, com o objetivo de apontar novos desafios para o processo de urbanização mundial, focando em uma Nova Agenda Habitat.

COMPARTILHAR

Comentários