O destino da presidenta Dilma Rousseff na manhã desta quarta-feira (26), foi Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde ela entregou para Santana da Vargem e outras 209 prefeituras do Estado, 225 máquinas. Foram 138 caminhões-caçamba, 64 motoniveladoras e 24 caminhões-pipa, em um investimento de R$ 67,5 milhões que faz parte do PAC Equipamentos.

Ela estava acompanhada do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e do pré-candidato ao governo de Minas Gerais pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Pimentel.

“Em seu discurso a presidente falou sobre os programas federais voltados para cidades com até 50 mil habitantes. “Um estado que tem 98,5% das cidades com até 50 mil habitantes tem que ficar satisfeito com essa doação. Porque isso é doação, não é convênio ou financiamento. Essas máquinas agora nada tem a ver com o governo federal, são dos municípios”, disse ela.

Esta é a 26ª entrega de equipamentos em Minas Gerais da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). A presidenta entregou em Governador Valadares (MG) 92 máquinas motoniveladoras e o mesmo número de pás carregadeiras. Dilma também esteve em Caxias do Sul (RS) na última quinta-feira (20), quando participou da entrega de equipamentos a cidades gaúchas.

De acordo com o MDA, todas as cidades de até 50 mil habitantes vão receber pelo menos um caminhão-caçamba, uma motoniveladora e uma retroescavadeira para obras de infraestrutura, recuperação e abertura de estradas. Já os caminhões-pipa são concedidos a municípios em estado de emergência devido à estiagem. ” Nós somos um governo que preza muito o critério republicano, que implica não olhar para a opção partidária do prefeito”, ressaltou. A presidenta ressaltou que os municípios com até 50 mil habitantes são 5.061 e representam 90% do total das 5.561 cidades do país. As máquinas vão beneficiar mais de 620 mil moradores do campo, dentre eles quase 102 mil famílias de agricultores familiares. Com a entrega das máquinas nesta quarta-feira, segundo o governo federal, já são 1.740 equipamentos adquiridos para o estado com investimentos de R$ 423 milhões.

No total, o programa prevê 18 mil máquinas para os municípios com esse perfil. No contrato, está previsto que os fornecedores oferecerão capacitação para os operadores das máquinas e 2.500 horas/máquinas de garantia. Os equipamentos se destinam à manutenção de estradas vicinais.

Para o prefeito de Santana da Vargem que recebeu uma máquina Patrol novinha para cuidar ainda mais das estradas da zona rural, a presidente Dilma vem cumprindo seus compromissos assumidos com os gestores municipais, dando a eles condições de melhorar a prestação de serviços a população. A cidade já recebeu uma retroescavadeira e um caminhão em 2013. Em maio vai chegar mais um caminhão basculante.

DSC09868-001

Após a solenidade com Dilma, o prefeito de Santana da Vargem assinou toda a documentação
Após a solenidade com Dilma, o prefeito de Santana da Vargem assinou toda a documentação
COMPARTILHAR

Comentários