A Prefeitura de Três Pontas resolveu colocar em prática uma lei de junho de 2005 que restringe a permanência de veículos dentro do Cemitério Municipal.

Engavetada há 12 anos, um dos artigos da lei deixa claro que é expressamente proibido a permanecia de veiculo automotor nas dependências do Cemitério, mas a iniciativa divide opiniões e as reclamações foram feitas em rede social.

De acordo com o administrador do local Valdeci Inácio de Assis (foto) o poste que foi colocado no portão principal não é fixo e todas as vezes que precisa é retirado para a passagem dos carros de passeio que tem deficiente físico ou pessoas que não conseguem se locomover. “A gente tem o bom senso de saber disso, tanto é que não colocamos o poste fixo”, afirmou Valdeci. A entrada também é permitida para veículos de lojas de materiais de construção, que vão fazer entregas para as obras que acontecem diariamente. Enquanto estávamos no local, um caminhão de uma determinada empresa chegou e logo teve autorização para entrar.

Os motivos para a interdição foram esclarecidos por ele. Tem pessoas que entram no Cemitério e acham que estão em uma pista de corrida, percorrendo as ruas a 60 quilômetros por hora. A preocupação é de uma pessoa esteja desatenta e ao sair de trás de um túmulo seja atropelada. Segundo Valdeci, tem um senhor com este habito diariamente, seja de manhã ou a tarde.

Em determinados velórios, os coveiros precisam ficar procurando pelos motoristas que estacionam no meio da rua e dificultam a passagem do cortejo.

O Cemitério estava sendo usado como local para se aprender a dirigir. Em um dos casos, um motorista que treinava na parte de baixo do Templo onde são realizadas as celebrações, perdeu o controle da direção e só parou depois de derrubar uma parte do muro e ficar com o carro pendurado. Por sorte, houve apenas escoriações, mas o pior poderia ter acontecido.

Até agora ninguém foi à administração do Cemitério reclamar, mas qualquer um pode ter acesso a lei, que está disponível na internet, no site da Prefeitura. Quem precisa entrar com o carro no Cemitério basta procurar por um coveiro no escritório.

COMPARTILHAR

Comentários