O Distrito do Quilombo Nossa Senhora do Rosário, viveu um sábado (dia 06) especial. Os fogos de artifícios e o batuque dos Meninos da Vila, anunciaram que a Prefeitura inaugurava o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), popularmente chamada de Casa da Família e também o Ginásio Poliesportivo. Os eventos envolveram toda a comunidade, com sorteio de brindes e cadastramento no programa Bolsa Família principalmente as crianças que brincaram na quadra de sabão, no pula pula e no touro mecânico. Meninos e meninas ainda saborearam pipoca e algodão doce, tudo de graça. A Secretaria de Assistência Social ofereceu ainda para as mulheres, pintura de rostos e unhas, maquiagem e o sorteio de brindes, entre eles cestas básicas e brinquedos, doados pelo comércio.

Placa foi descerrada na extensão do CRAS que foi instalado no Quilombo
Placa foi descerrada na extensão do CRAS que foi instalado no Quilombo

As autoridades se deslocaram até a comunidade rural prestigiando os moradores que segundo a Administração, recebem atenção especial do Governo Municipal. O prefeito Paulo Luis Rabello (PPS), o vice Érik dos Reis Roberto (PSDB), a secretária de Assistência Social Maria de Fátima Mendonça Rabello, os vereadores Valéria Evangelista (PPS), Vitor Bárbara (PDT), Geraldo Messias (PDT), Paulo Vitor da Silva (PP) e Alessandra Vitar 03Sudério (PPS), secretários, assessores da Administração e servidores da Assistência Social.

No imóvel de uma associação que foi devolvido ao Município através de um projeto de lei aprovado na Câmara, a Prefeitura fez uma ampla reforma e instalou uma extensão da Casa da Família, unidade pública responsável pela oferta da proteção social básica, ou seja, trabalha com a prevenção de riscos e vulnerabilidades. Assistentes sociais e psicólogos fazem visitas domiciliares e encaminha para outros serviços, como oficinas socioeducativas, como aulas de ginástica, bordado, pintura, fuxico, dança, entre outras.

Na solenidade de inauguração, a primeira dama e secretária de Assistência Social Maria de Fátima Rabello (foto), demonstrou sua alegria e satisfação de levar mais serviços aos moradores do Quilombo, o que a faz acreditar que estão sendo transformado em ações, todo o planejamento que foi comprometido em executar, evidenciando o respeito ao próximo e melhora da qualidade de vida dos cidadãos de Três Pontas, da zona urbana e rural. A Administração que é pautada na ética, no respeito e na legalidade, comemora mais uma conquista, devolvendo mais que um imóvel à comunidade, mais a possibilidade de realizar um trabalho que proporcionará mudanças significativas, mais que um atendimento social e sim a promoção de ações às famílias.

Se dirigindo aos funcionários que estão sob a sua responsabilidade e atribuindo a eles o sucesso do trabalho realizado, Dona Fátima não esconde que, para ela, sem desmerecer os outros setores, mas a equipe da Secretaria de Assistência Social é a melhor da Prefeitura.

destaque

CRAS atende as famílias. Quadra promove projetos e beneficia a comunidade

No prédio inaugurado, já funciona a Defensoria Pública que atende a cada 15 dias. Lá ainda é possível fazer o cadastro no Bolsa Família (PSF) e tirar dúvidas do programa. São ministradas também na Casa da Família aulas de ginástica, artesanato e de artes marciais.

A quadra poliesportiva coberta fica aberta todos os dias, atendendo pedidos da própria comunidade. Um monitor da Secretaria Municipal de Esportes dá aulas três vezes na semana para as crianças, as segundas, quartas e sextas-feiras. A presença de um profissional despertou o interesse nas meninas que formaram uma equipe de futsal. A Escola começou a utilizar a quadra nas aulas de educação física e a creche também usa do espaço para atividades com as crianças atendidas pelo Centro Municipal Maria da Glória Moreira Campos.

04Paulo Luis inaugura CRAS e Quadra e anuncia ETE para o Quilombo

O prefeito Paulo Luis repetiu em seu discurso assuntos que sempre toca e é alvo de comentários da oposição, quanto as obras no Quilombo Nossa Senhora do Rosário. Voltando ao passado, lembrou que todas as obras que herdou da Administração anterior serão concluídas, assim como fez na Comunidade, a Escola Professor Manoel Jacinto de Abreu e o Centro Municipal de Educação Infantil Maria da Glória Moreira Campos. Porém, esclarece que os recursos vieram da Secretaria de Educação, de recursos próprios e não por intermédio de deputados, o que foi divulgado na época da campanha eleitoral em 2014.

Sobre a demora para a entrega da Quadra Poliesportiva, a justificativa é que o Município não tinha a titularidade de onde ela foi construída. Foi preciso recorrer ao Governo do Estado e conseguir o documento através de uma intervenção política. “Muitas pessoas jogam pedras nisto, talvez pela incompreensão ou a mando de alguém”, afirmou Paulo Luis.

O prefeito também comentou a postagem de fotos no facebook, de um convite que a Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo enviou ao vereador Antônio Carlos de Lima (PSD). O gestor não citou o nome, mas as imagens que estão circulando na internet mostram que Antônio do Lázaro, amassou e jogou no lixo o convite durante a sessão do dia 1º de dezembro. Para o Chefe do Executivo, o ato foi inconsequente de uma pessoa incompetente, definiu.

Sobre as promessas que fez durante a campanha, Paulo Luis não esquece e a próxima a ser cumprida deve ser a reforma do Campo de Futebol, já que o projeto está pronto. A novidade que o Quilombo não esperava é a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o que a cidade ainda não possui. Foi determinada a realização da licitação do projeto e a obra será licitada sem duplicidade, o contrário que Paulo Luis afirma ter acontecido com os recursos que seriam aplicados na ETE da zona urbana. Para ele, ficou claro que era um caixa dois para levantar recursos para a campanha eleitoral, já que havia uma diferença de R$3 milhões. A licitação foi suspensa e o dinheiro recolhido pelo Governo Federal. O caso foi alvo de uma investigação da Câmara Municipal e repassado ao Ministério Público (MP).

Outra irregularidade que Paulo Luis detectou da gestão anterior que atinge a Comunidade é a instalação da antena de telefonia celular. A estrutura foi instalada sem autorização do Ministério da Comunicação e da ANATEL. Agora, a atual Administração é que tenta regularizar a situação e planeja disponibilizar recursos, para assim como foi feito no Pontalete, colocar uma torre de ‘verdade’. A que foi instalada entre a igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Quadra é na opinião de Paulo Luis, uma escadinha que seria colocada no bairro Eucaliptos, onde há dificuldades de sinal.

Autoridades na inauguração do CRAS
Autoridades na inauguração do CRAS

 

VEJA A GALERIA DE IMAGENS DOS EVENTOS

[ot-gallery url=”http://www.equipepositiva.com/gallery/prefeitura-inaugura-extensao-da-casa-da-familia-e-quadra-poliesportiva-no-quilombo/”]

COMPARTILHAR

Comentários