As 50 famílias cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitacional, modalidade requalificação, do Programa de Auxilio a Moradia, Alimentação e Saúde (PROAMAS), começaram a ser beneficiadas com o início das obras de reforma de suas casas em Santana da Vargem. O programa é inédito na cidade e vai permitir às famílias o sonho de ver sua casa ampliada ou reformada.

Segundo o prefeito Vitor Donizetti Siqueira Vitor Eloi (PT), além de receber os recursos em materiais de construção, as famílias estão contando com o auxílio da prefeitura na gerência do programa e acompanhamento técnico. “Essa tem sido uma de nossas preocupações porque são famílias de baixa renda que não tem condições de comprar materiais de construção e alguns não têm recurso para pagar o pedreiro. Diante disso, colocamos a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitacional juntamente com Associação Comunitária Vargense (ACV) para auxiliá-los”, disse.

O programa “Proamas Reforma”, foi implantado no município de Santana da Vargem com o objetivo de beneficiar dezenas de famílias que não dispõe de recursos para ampliar ou reformar a sua casa. Poderão se cadastrar, famílias de baixa renda para captar benefícios que são transformados em materiais de construção para serem utilizados em suas respectivas casas.

Conforme o engenheiro responsável pelo projeto Zenildo Pena (Rudi), cada unidade receberá uma reforma no valor de R$ 4.9 mil abrangendo reparos em pisos, paredes, fachadas, banheiros, além de melhorias em instalações elétricas, hidráulicas e telhado. Segundo a secretária de Ação Social, Sandra Aparecida Souza, a ideia é favorecer aquelas famílias que estão com suas moradias em condições precárias.

Para o prefeito Vitor Eloi, a prefeitura em parceria com o Governo Federal está beneficiando, diretamente 50 famílias, e ainda com previsão para beneficiar muitas outras a partir de 2015. “Na reunião que tivemos com o Banco Industrial e Comercial S.A (Bicbanco) na semana passada, conseguimos mais 40 unidades para os  vargenses. A Secretaria de Ação Social estará recebendo novos pedidos para o programa de reforma a partir de janeiro”, lembrou.

Programa de Subsidio à Habitação de Interesse Social (PSH)      

O Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), é direcionado a famílias de baixa renda, objetivando o acesso desses cidadãos à moradia por intermédio de concessão de subsídios. Tais subsídios são concedidos a partir da assinatura do contrato de crédito habitacional junto às instituições financeiras autorizadas. O PSH trabalha com recursos provenientes do Orçamento Geral da União (OGU) e com contrapartidas provenientes dos Estados, Distrito Federal e municípios como forma de complementar os subsídios oferecidos pelo programa.

S 11

S 12

 

 

 

ASCOM PMSV

COMPARTILHAR

Comentários