*Formatura no Ginásio Poliesportivo mostrou a importância da prevenção ao uso de drogas para uma vida mais saudável

Crianças de Santana da Vargem se encontraram na noite desta sexta-feira (29), para um evento grandioso. Durante o ano, elas aprenderam lições de cidadania e segurança de quem entende do assunto: a própria Polícia Militar.

Os pequenos guerreiros ganharam o certificado na formatura do Programa de Redução às Drogas e à Violência (PROERD) no Ginásio Poliesportivo. São mais 130 estudantes do 5º ano, das escolas Padre José Ribeiro e Doralice Mendonça Reis. Desde 2006, quando o programa começou a funcionar no Município são aproximadamente 700 alunos, que participaram de uma aula por semana de 60 minutos de duração durante cinco meses. O programa nas cidades de Três Pontas e Santana da Vargem já formaram 10 mil crianças.

Na formatura, meninos e meninas estavam todos uniformizados e ocuparam as cadeiras reservadas no centro da quadra. Nas arquibancadas, pais, familiares, professores e servidores dos estabelecimentos educacionais acompanharam atentos ao cerimonial de conclusão das aulas que teve o objetivo de unir pais e alunos em atividades de prevenção, para que crianças e adolescentes tenham ferramentas para resistir às drogas e evitar a violência.

Na mesa principal, o comandante da 151ª Companhia de Policia Militar de Três Pontas Tenente Bruno Neves Tavares, o comandante do Destacamento de Santana da Vargem Sargento Marco Vinício Faria, as diretoras das escolas atendidas pelo PROERD, Maria Inês da Silva Nogueira e Kátia Figueiredo e a secretária de Educação Silvia Helena Teodoro da Silva que representou o prefeito Vitor Elói que estava em viagem oficial.

[ot-gallery url=”http://www.equipepositiva.com/gallery/proerd-forma-mais-130-alunos-em-santana-da-vargem/”]

Convidados a participar do evento, os alunos da Escola Estadual Marieta Castro apresentaram uma peça de teatro sobre a paz e houve a premiação dos vencedores do concurso de redação. Ernane Rogério Leonardo Silva Luiz da professora Cintia Espineli da Escola Padre José Ribeiro foi o terceiro colocado. O segundo foi Andrigo Victor Viglioti da professora Maria Imaculada de Andrade Oliveira da Doralice e o campeão foi Breno Correia Teodoro da Silva estudante da Doralice da professora Maruza dos Santos. Eles receberam respectivamente um jogo de dominó, um aparelho de som e uma bicicleta.

As aulas são ministradas desde 2007 pelo Cabo da PM Cleiton Lima, que desde 2012 tem o apoio do instrutor Soldado Willian.

“Estamos felizes com esta formação. Todos se empenharam e também nos incentivaram com a alegria e atenção. Temos uma responsabilidade enorme, mas eles demonstram uma vontade enorme em saber sobre o assunto e dão retorno do que aprenderam sobre os malefícios das drogas. São quase cinco meses, que buscamos trabalhar de forma lúdica”, disse o PM Lima.

Para o comandante da 151ª Companhia de Policia Militar Tenente Bruno Neves Tavares a formatura é a comemoração de um programa que vem tendo sucesso em todo o Estado de Minas Gerais, que foca a prevenção às crianças não se inserirem no mundo das drogas, carro chefe para outros crimes. “A falta de políticas públicas para menores faz com que menores se envolvem com entorpecentes cada vez mais cedo”, afirmou Tenente Bruno.

A secretária de Educação Silvia Helena Teodoro da Silva afirmou que alunos saem conscientizados sobre os malefícios das drogas após as aulas do PROERD. Apesar dos esforços das escolas, em alguns casos não se consegue alcançar o objetivo. “É preciso uma junção de forças entre – família, escola, poder público e polícia para resolver esta grave questão”, ponderou Silvia Helena. (Denis Pereira – A Voz da Notícia)

COMPARTILHAR

Comentários