Sair às ruas e de repente serem surpreendidos por estudantes que entregavam mensagens e uma bala e ter as mais diversas reações. É justamente isto que aconteceu quando alguns trespontanos foram abordados nas ruas por estudantes da Escola Estadual Jacy Junqueira Gazola. Com apoio da direção do colégio e da professora de sociologia Rossi, alunos do 1º ano do ensino médio, desenvolveram o projeto “Fazer o bem sem importar a quem”.

O objetivo era fazer com que os alunos observassem a reação de cada cidadão. Analisar e compreender os valores e a socialização de hoje em dia. Os alunos ficaram surpreendidos com as reações que vivenciaram. As frases distribuídas juntamente com a bala e um bom dia eram ambas de muita positividade, persistência e amizade. Ao ler estas frases, as pessoas se mostravam diferentemente da forma que se encontravam, sempre com um sorriso estampado no rosto. As reações foram todas anotadas e a partir disto, será feito um gráfico para apresentar os resultados. Alguns estranharam a atitude dos estudantes, por ser uma ação que infelizmente não se vê todos os dias, o que deveria ser bem diferente.

A verdade é que as pessoas vivem despreparadas para um pequeno gesto de bondade ou gentileza. Ao todo foram 42 jovens que participaram deste movimento. Eles agora tem o conhecimento que muitas pessoas vivem isoladas e um simples bom dia pode fazer com que o dia dessa pessoa melhore, até porque um bom dia  é uma coisa que é muito rara um desconhecido desejar a outra pessoa.

Comentários