Por Dr Humberto Gurgel

Uma noite mal dormida é, uma porta de entrada para uma série de inconvenientes. Cientificamente já foi comprovado que além do impacto físico, emocional e até estético, o sono interfere também na saúde. E, tratando-se do organismo, o alerta pisca com mais intensidade: a insônia crônica pode desencadear problemas cardíacos graves.

De acordo om alguns estudos, pessoas que sofrem de insônia elevam a pressão arterial à noite. Hipertensão vale lembrar, é um dos fatores de risco mais perigosos para o coração.

A insônia crônica em longo prazo é nociva até mesmo para pessoas sem predisposição a problemas cardíacos. Segundo estudos, o ritmo da pressão arterial aumenta quando o sono não vem, ou seja, ela não cumpre um ciclo natural. Uma boa noite de sono de 8 horas diminui normalmente a pressão enquanto a pessoa dorme.

No caso de pacientes que sofrem com a insônia não há a diminuição da pressão arterial e isso faz com que o músculo cardíaco trabalhe enquanto deveria descansar. Fato preocupante é o risco de se manter uma pressão alta por muito tempo. Se isso ocorre, há chances grandes de danos nas artérias e vasos, o que pode resultar em infarto, acidente vascular cerebral (AVC ) e insuficiência cardíaca ou renal.

Clínica Santé fazendo sempre o melhor por você.

Av.: Prefeito Olinto Reis Campos, 220 – Jardim Brasil

Três Pontas – MG

Telefone: (35)3265-3324/(35)9.9904-3324-vivo/(35)9.8898-3324-Oi

COMPARTILHAR

Comentários