Por Dr Humberto Gurgel

Insônia pode desencadear problemas cardíacos graves e outras doenças.

 Hipertensão: dormir menos de cinco horas por noite, acredite, aumenta em cinco vezes o risco de ter pressão alta, um dos principais fatores de risco para o infarto. Por quê? Além do estresse, os vasos sanguíneos de quem não conseguem se desligar por tempo suficiente ficam mais rígidos.

Obesidade: uma série de estudos mostra que a falta de descanso estimula a pessoa a comer mais. Pior: ela estimula que o alimento seja estocado na forma de gordura. Há, por exemplo, pesquisas sugerindo que, mesmo com uma ingestão idêntica de calorias, os sujeitos com poucas horas de sono tendem a engordar mais.

Diabetes: Uma pesquisa realizada com pessoas totalmente saudáveis e que foram impedidas de relaxar, descobriram a dificuldade nessas pessoas da insulina colocar a glicose para dentro das células e assim com o tempo, abre as portas para o diabetes 2.

Depressão: é uma via de mão dupla, na verdade. Se por um lado esse transtorno psiquiátrico pode dificultar o adormecer, a insônia mexe com a cabeça da pessoa a ponto de aumentar o risco de uma tristeza profunda.

Acontece que os quadros de melancolia moderada ou grave estão cada vez mais associados a repercussões pelo corpo inteiro. Isso porque substâncias produzidas em maior escala entre os pacientes deprimidos podem lesar os vasos sanguíneos.

Mais do que isso, a doença em si faz o sujeito se importar menos com a própria saúde. Ele para de se exercitar, começa a comer pior, abandona o tratamento de eventuais doenças… E quem sofre com isso é o coração, literalmente.

  Como prevenir.

Atitudes simples podem ser incorporadas na rotina para driblar a insônia. De acordo com especialistas, ler um livro que não seja complexo antes de dormir pode ajudar a pegar no sono, assim como músicas calmas, massagens relaxantes ou chás quenão sejam a base de cafeína.

Fazer refeições leves antes de ir para cama, praticar exercícios com regularidade, não fumar e manter um ambiente agradável e convidativo para o descanso são medidas recomendáveis. Em casos de insônia mais duradouros, procurar um médico.

Clínica Santé fazendo sempre o melhor por você.

Av.: Prefeito Olinto Reis Campos, 220 – Jardim Brasil

Três Pontas – MG

Telefone: (35)3265-3324/(35)9.9904-3324-vivo/(35)9.8898-3324-Oi

COMPARTILHAR

Comentários