O Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), encerrou nesta semana a primeira fase da construção da Estação de Tratamento de Esgoto no distrito do Quilombo Nossa Senhora do Rosário, em Três Pontas. A Estação do Quilombo está sendo construída com recursos próprios do SAAE, que até o final da obra espera investir aproximadamente R$ 600 mil, e atender cerca de 1.500 moradores da localidade.

A primeira fase começou a ser executada há três meses, em um terreno do SAAE, localizado a aproximadamente 1km do distrito do Quilombo. Essa fase consiste na construção de bases de concreto onde serão instalados os tanques de aço inox, que tratarão o esgoto. Essa etapa foi desenvolvida pela JLV Construtora, vencedora do processo licitatório 086/2015 – Concorrência 001/2015. Nessa fase foram investidos R$ 213,5 mil.

A próxima fase será a montagem dos tanques de aço, e a empresa Hidrosul que executará o serviço. A Hidrosul é uma empresa do Rio Grande do Sul, conceituada em construção de estações de tratamento de esgotos pelo Brasil. Ela também venceu o Edital nº 039/2014, e dentro de 15 dias começará a montagem dos tanques. Essa fase deve encerrar no prazo de dois meses.

Quilombo terá esgoto tratado com a construção da sua ETE
Quilombo terá esgoto tratado com a construção da sua ETE

A Estação de Tratamento de Esgoto contém três fases de tratamento: Tratamento Preliminar (com gradeamento, seguido da Estação Elevatória de Esgotos (EEE), Tratamento Biológico (através do Reator Aeróbio e o Decantador), e por fim o Tratamento Terciário (onde funciona o tanque de desinfecção). Após esse processo, o esgoto tratado retorna para o Meio Ambiente.

O distrito do Quilombo é um dos primeiros locais na região que está recebendo uma Estação de Tratamento de Esgoto, o que deixa à frente de muitos municípios, em termos de saneamento básico. (Assessoria de Imprensa – PMTP)

COMPARTILHAR

Comentários