SANTANA DA VARGEM Renato Teodoro da Silva de 52 anos, o Renato da Farmácia (PDT), foi eleito prefeito de Santana da Vargem, com 2.841 votos (60,37%) na Eleição suplementar realizada neste domingo (19). Ele que é prefeito interino desde 1º de janeiro, segue a frente da Prefeitura até o fim da gestão 2017/2020. O segundo colocado foi Emerson Silva Araújo (PT) com 1.641 (34,87%) e João Martins Boaventura (PMDB) o terceiro com 224 votos (4,76%). Foram 168 votos nulos e 102 brancos. Ao todo, 4.976 compareceram as urnas (84,76%) e a abstenção de 895 eleitores (15,24%). Ao todo, 5.889 eleitores estavam aptos a votar.

Renato Teodoro da Silva nasceu em Lambari (MG), é casado e pai de três filhos. Comerciante e produtor rural, foi vereador por seis mandatos. Já disputou cargos no Poder Executivo, de prefeito e vice, mas ainda não tinha vencido. Em 2012, foi derrotado por Vitor Donizetti Siqueira, o Vitor Elói.

Assumiu a prefeitura este ano, depois que Argemiro Rodrigues Galvão, que é do seu partido, venceu as Eleições, mas não teve sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral. Em 2005, ele teria realizado aberturas de créditos suplementares no Orçamento, sem autorização da Câmara de Vereadores.

Renato da Farmácia, como é conhecido, concorreu na Coligação “Saúde em 1º lugar”, composta pelos partidos PDT/ PSL/PTB e PSD e teve como vice Gleyton de Souza (PSL), “Gleyton do Cajuru”. Ele foi o último candidato a votar neste domingo. Ele foi às urnas as 15:30, na seção de número 8, na Escola Estadual Padre João Neiva.

O prefeito eleito, deve ser diplomado entre os dias 1º e 08 de dezembro. A posse pode ser marcada a partir do dia seguinte, o que depende da Câmara Municipal.

A Eleição

Durante o dia apenas uma urnas precisou ser substituida na seção 112, da Escola Estadual Dona Augusta. As urnas demoraram para sair de Santana da Vargem e debaixo de muita chuva, servidores chegaram com os dados para serem transmitidos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A transferência demorou 12 minutos, foi feita pela Chefe do Cartório Eleitoral Maria Rosa Guimarães Miari e foi acompanhada pela juíza eleitoral da Comarca de Três Pontas Dra. Aline Cristina Modesto da Silva e o promotor eleitoral Dr. Artur Forster. A juiza informou que a Eleição transcorreu dentro do esperado. Segundo o comandante da Polícia Militar, Tenente Bruno Neves Tavares, não houve prisões e ninguém foi detido durante a votação.

https://www.facebook.com/equipepositivatp/videos/1862398903788000/