Candidato do ex-prefeito Argemiro Galvão vai governar a prefeitura interinamente

A Câmara Municipal de Santana da Vargem confirmou com 5 votos a 3 e um voto branco, na manhã deste domingo (1º), a eleição de Renato Teodoro da Silva (PDT), para a presidência do Poder Legislativo e sua ascensão à prefeitura do Município.

Isto porque o candidato Argemiro Rodrigues Galvão (PDT), que obteve mais votos nas Eleições concorreu com sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. Mesmo assim, Argemiro mostrou seu poder na política municipal vargense e elegeu o seu candidato, para governar interinamente o Município, até a realização de um novo pleito, que ainda não tem data marcada.

A chapa encabeçada por Renato da Farmácia teve como vice Expedito Alves de Oliveira (PSD), que está assumindo a presidência e ainda Silmara Girlaine Honório (PSD) e Carlos César Ribeiro (PDT) como primeiro e segundo secretários da Mesa Diretora. Antes, havia sido inscrito na chapa como vice, o vereador Luiz Felipe Mendonça Rodrigues (PSL) “Felipão”, que vai cumprir seu primeiro mandato e se tornaria presidente, mas ele desistiu e não concorreu. A composição da Mesa então ficou assim – Expedito Alves presidente, Silmara vice e Carlos César o secretário. Com isto, o suplente Marcos Roberto Silva (PDT), que obteve 121 votos (2.40%) está assumindo a cadeira.

A chapa adversária do PT/PSL só foi registrada na tarde de sábado (31), e tinha como candidato a presidente o vereador José Elias Figueiredo (PSL), vice João Martins Boaventura (PMDB), Rodrigo Scalioni (PT) e Vitor Eugênio (PT), primeiros e segundo secretários.

Apesar da costura feita pelo PT/PSL com o PMDB do vereador João Fran Fran, a chapa liderada pelo ex-prefeito Vitor Elói não conseguiu reverter e saiu derrotada.

A conferência dos votos foi feito por duas pessoas presentes a cerimônia, Francisco de Paula Vitor da Silva e Argemiro Galvão, que permaneceu do começo ao fim na sessão especial.

Moradores e lideranças da cidade acompanharam a posse dos vereadores e votação no Plenário, que foram presididas pelo próprio Renato o vereador mais votado. A transmissão do cargo aconteceu na própria Câmara e o ex-procurador Dr. Lucas Pereira, entregou as chaves da Prefeitura e o espaço foi aberto aos discursos.

Argemiro Galvão estava no Plenário e foi convidado a conferir os votos das chapas
Argemiro Galvão estava no Plenário e foi convidado a conferir os votos das chapas

Argemiro espera voltar à Prefeitura em breve

A palavra foi dada aos vereadores e em seguida aberta ao público. O ex-prefeito Argemiro Galvão fez questão de usar o microfone para expressar a emoção que ele diz estar sentindo. O ex gestor que não teve a sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral em 2016, afirma que ele foi eleito pelo povo e espera chegar a Prefeitura com os recursos que a Justiça ainda precisa julgar, já que Argemiro repete que não lesou os cofres públicos. “Eu amo Santana da Vargem e respeito o povo a quem eu só tenho a agradecer”. Ele finalizou parabenizando Renato da Farmácia, a quem chamou de companheiro e os novatos que estão chegando no Legislativo, citando o nome de Felipão e Silmara que são novatos e estão assumindo o cargo pela primeira vez.

Renato tem prioridade na Saúde

O prefeito Renato Teodoro tem 51 anos, é comerciante, agricultor e farmacista há 35. Ele foi eleito pela sexta vez e já ocupou a presidência da Câmara por três mandatos. Em 2012, se candidatou a prefeito com seu irmão, o farmacêutico Mário César da Silva (PDT) de vice, mas perdeu para Vitor Elói (PT).

Renato da Farmácia como é conhecido, disse que precisa saber primeiro da situação financeira da Prefeitura para tomar rumo de como irá conduzir o Município até que o novo prefeito seja eleito na Eleição suplementar. Sua administração será democrática e em harmonia com o Poder Legislativo. “Eu não administro para grupo político e sim para toda a população, obedecendo as regras da lei”, antecipou. O seu desejo, é que a partir de agora, as pessoas esqueçam as brigas pelas redes sociais e vivam em paz.

Ele informou que sua prioridade durante o tempo que permanecer no cargo, será melhorar o sistema de saúde e acabar com a falta de medicamentos na Farmácia Básica da Prefeitura, umas das grandes reclamações da população. Seu secretário de saúde deve ser Hermógenes Vaneli que foi secretário nos dois mandatos de Argemiro Galvão em Santana da Vargem e de Paulo Luis Rabello em Três Pontas.

Na terça-feira (27) ele deve expor a situação da prefeitura em uma entrevista.

 

COMPARTILHAR

Comentários