Neste sábado, 12 de maio, é o Dia D da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe. Todos as unidades de saúde de Três Pontas estarão abertas de 7:00 da manhã as 17:00 horas.

O público-alvo da campanha são pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas, professores da rede pública e particular, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, detentos e os funcionários do sistema prisional.

A meta da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) é que 90% do público-alvo receba a dose trivalente, que protege contra três tipos de Influenza: H3N2, H1N1 e B. A campanha nacional começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Lara Miranda da Silva, o município recebeu vacinas suficientes para atender aos grupos de risco. A procura está pequena e o movimento nos postos de saúde está abaixo do esperado. “Esperamos que muita gente que tem dificuldades de ir até uma unidade de saúde durante a semana, aproveite este sábado e se vacine”, disse a coordenadora. Em Três Pontas, fazem parte do público alvo deve ser imunizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 10.697 pessoas, sendo os últimos dados divulgados menos da metade foram imunizadas – 4.111, o que representa 38,43%. Além da gripe, pode atualizar o cartão com as outras vacinas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina gratuita é trivalente. Ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. Na rede privada, também está à disposição a versão quadrivalente.

COMPARTILHAR

Comentários