Por Geovani Scalioni.

Quando falamos de Equipamentos de Proteção Individual, também conhecidos como o EPI, logo nos lembramos de itens de Primeiros Socorros, e é exatamente sobre isso que iremos abordar. Na verdade o equipamento de proteção individual no meio rural é mais um método de prevenção.

A segurança do Trabalho no Brasil e definida pela Normas Regulamentadoras as conhecidas N.Rs. Estas normas trazem o que deve ser utilizado e como deve ser executado o trabalho para que ele não venha prejudicar o trabalhador. Especificamente a norma que regulamenta o trabalho rural e Norma Regulamentadora 31. Quando falamos de prevenção, estamos nos referindo especificamente de possíveis acidentes que podem ser ocasionados em meio ao trabalho. EP.I são os equipamentos  que o Produtor Rural deve oferecer ao seu trabalhador possa exercer seu trabalho com segurança e com a finalidade de se proteger. E uma exigência determinada por lei especificamente a N.R 31.

Se algum empregado rejeitar o uso do EPI, o patrão poderá demiti-lo sem que ele receba direito nenhum, isto é, por justa causa. Neste artigo você entenderá quais são os tipos de EPIs que os trabalhadores rurais devem utilizar.

Os tipos de equipamento de proteção individual no meio rural

São basicamente seis equipamentos que os trabalhadores do meio rural precisam utilizar durante o serviço. Geralmente, quem possui mais necessidade são aqueles que lidam com agrotóxicos. Portanto, confira quais são estes EPIs.

  • Máscara de proteção:

Quando o assunto é agrotóxico, logo, a primeira coisa que pensamos é exatamente sobre a nossa respiração. As máscaras protegem você de respirar substâncias que são extremamente prejudiciais à saúde. Elas te oferecem o ar ideal que é preciso para trabalhar.

  • Luvas de proteção:

As luvas, logicamente, são para proteger as mãos. Elas possuem em sua estrutura, materiais impermeáveis e que não permitirão que nada possa transpassá-las, além de também lhe proteger contra os agrotóxicos que não podem entrar em contato com a pele.

  • Óculos de segurança:

Os óculos de segurança protegem os seus olhos, não somente dos danos de agrotóxicos, mas ainda de fragmentos de outras coisas que possam lhe atingir, e de certa forma da claridade também. Estes óculos, geralmente são conhecidos nas construções civis, porém, no meio rural, eles possuem algumas diferenças.

  • Macacão de segurança:

O Macacão é algo que vem por baixo do avental. Não é qualquer tipo de macacão que o trabalhador rural pode utilizar. Existe um, que podemos achar facilmente nos comércios de produtos rurais, que é feito exclusivamente para este ramo. Com um tecido grosso e impermeável, protege o seu corpo de várias coisas.

  • Boné árabe:

O Boné árabe é característico de quem trabalha no meio rural. Ele possui proteção não somente para o alto da cabeça, mas também um tecido que se estende até o ombro, cobrindo as laterais e também as orelhas.

  • Avental:

O Avental é o que vai por cima do macacão. Ele protege de produtos químicos, e pode ser encontrado facilmente em vários materiais de revestimentos metálicos e também em PVC.

  • Botas:

E por último, nós temos as botas para proteção de quem trabalha nos meios rurais. Podemos encontrar de várias maneiras, sendo as de PVC mais comum, porém, estas não são as melhores que existem. Prefira as botas com um material mais resistente e que seja visivelmente mais protetora.

Utilize proteção

Você que é Produtor Rural, não deixe que os seus empregados trabalhem sem utilizar estes tipos de proteção, e que presta serviços para o ramo rural, também exija ter todos estes equipamentos. Isso é não somente uma obrigação, mas também um direito que deve ser fielmente exercido.

Além de fornecer todos equipamentos necessários e preciso ter o acompanhamento de um profissional contábil especializado no setor rural para orientação de toda rotina legal .

Se você gostou de saber sobre a utilização do Equipamento de Proteção Individual no Meio Rural, nao se esqueça ainda que você pode compartilhar este post em todas as suas redes sociais para que os seus amigos também saibam.

A melhor proteção e a informação e o cumprimento de obrigações, um ambiente de trabalho seguro garante um trabalhador saudável. A proatividade também depende da segurança no trabalho.Funcionários inteligentes previnem acidentes. Em segurança o mais importante e o trabalhador, não espere uma acidente acontecer, para iniciar a prevenção. Não se lamenta o acidente que já aconteceu, comemore o acidente que você foi capaz de evitar.

 

COMPARTILHAR

Comentários