* Município está na lista dos municípios brasileiros que tem grande desempenho na Educação

No dia do aniversário de 53 anos de emancipação político administrativa de Santana da Vargem, celebrado nesta terça-feira, 1º de março, os vargenses tem mais um motivo a comemorar.

O Município com pouco mais de 7 mil habitantes, é uma das 500 cidades brasileiras que ganharam destaque por seu desempenho bem acima da média nacional, quando o assunto é educação. Os dados são resultados de uma pesquisa realizada e divulgada pela Revista Exame, que aponta que Santana da Vargem tem nota de 5,1 pontos. Enquanto a nota geral do Brasil é de apenas 4,5 pontos em uma escala de 0 a 10. O índice leva em conta a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil.

Depois das comemorações cívicas, programação foi voltada às crianças
Depois das comemorações cívicas, programação foi voltada às crianças

As comemorações de mais um aniversário foram realizadas na Praça da Matriz, em frente ao Paço Municipal. As crianças ganharam Praça de Lazer e puderam brincar de graça em frente a Igreja da Padroeira da Cidade. Eles ainda fizeram um passeio ciclístico pelas ruas com bicicletas enfeitadas. A03 ‘meninada’ abusou da criatividade e alguns chamaram a atenção pela criatividade. O garotinho Léo Evaristo de 6 anos (foto), que estuda na Escola Municipal Doralice Mendonça Reis chegou com uma bike toda ornamentada. No guidão, com a ajuda dos pais, ele montou uma espécie de altar e junto a galhos de café havia a imagem de Nossa Senhora Sant’Ana e mais atrás, um cartaz com desenhos, misturando o brasão da Cidade, o slogan da Administração e uma mensagem de parabéns. Outros preferiram enfeitar com personagens de desenhos animados e super heróis.

Em cerimônia rápida o primeiro prefeito eleito pelo povo, Antônio Carlos de Abreu eleito pela população foi homenageado pela Administração com uma placa. Ele foi Chefe do Executivo aos 33 anos de idade, entre 01 de março de 1963 a 30 de junho 1967. Sua trajetória foi contada por oradores que usaram o microfone e retribuíram o carinho da população. Na época, as coisas eram ainda mais difíceis e a Prefeitura não tinha nenhum bem. Os primeiros foram adquiridos por ele, fiado – um caminhão usado e um jep – mas tudo foi pago e seu sucessor, Mário Pereira não recebeu nenhuma dívida. “Só Deus sabe o que eu sofri, mas vendo a cidade hoje, quem viu em 1963, poucos acreditam, mas sem dúvidas valeu a pena”, refletiu o ex-prefeito. Hoje com 85 anos, Antônio Abreu mora atualmente em Três Pontas, tem alguns familiares que reside em Santana por isto está sempre na Cidade.

O presidente da Câmara Municipal Sebastião Araújo (PT), diz que é uma honra fazer parte desta história e, celebrar 53 anos é brindar o sucesso do impulso do desenvolvimento.

O prefeito Vitor Elói agradeceu várias vezes o homenageado e fez menção ao segundo prefeito Mário Pereira que também foi lembrado e a viúva Dona Maria da Conceição Pereira, Dona Ate, recebeu um buquê de flores da primeira dama Sandra Aparecida de Souza Siqueira.

De acordo com o atual gestor, foram eles que começaram a história desta cidade, que ama seus filhos e acolhe a todos que escolhem viver em Santana da Vargem.

Em seguida, as crianças participaram do passeio ciclístico e a tarde teve futebol no Estádio Municipal Hernani Pereira Scatolino. A Seleção de Santana da Vargem recebeu o Flamengo de Varginha.

COMPARTILHAR

Comentários