A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santana da Vargem organizou uma vasta programação com shows musicais, danças, desfiles, teatros e outras atividades culturais, agendadas para comemorar o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, 20 de novembro. É hoje a data da morte de Zumbi dos Palmares. Hoje é feriado em mais de mil cidades brasileiras.

Festejado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional, porém, em Santana a data nunca foi comemorada. Somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em todo o Brasil.

Nesta quarta-feira (20), a partir das 14 horas  na Escola Municipal Doralice Mendonça Reis,  o evento começa com apresentações de alunos da escola e da Padre João Neiva no Salão Nobre Monsenhor José Ribeiro. A organização é da professora Maria José Martins. Os estudantes participarão de teatro, poemas, danças, entre outras atividades.

Na quinta-feira às 19 horas em frente ao Ginásio Poliesportivo haverá concentração dos alunos e logo em seguida na Praça João Maciel Neiva apresentação de todas as escolas do município.

Sexta-feira as comemorações acontecem no Ginásio Poliesportivo a partir das 20 horas, com a participação do vereador de Varginha Adilson de Oliveira,  o “Pé de Chumbo” dando depoimento especial de sua vida. Haverá desfile da comunidade vargense, mostrando na passarela a beleza negra e também a exibição de vídeos.

As comemorações continuam no sábado com pagode grupos da terra e grande show com os “Moleques” da cidade de Machado. Começa a partir das 20:30.

Silvia

A secretária de Educação e Cultura de Santana da Vargem Silvia Helena Teodoro disse que é com enorme satisfação que uma das datas mais importantes vai ser celebrada para valorizar a cultura afro-brasileira. Ela agradeceu o prefeito Vitor Elói, pelo apoio que vem dando as atividades culturais promovidas pela sua secretaria.

O prefeito Vitor Elói (PT) disse que a data não poderia ficar de fora do calendário cultural. O gestor agradece a todos que estão envolvidos na organização da programação que vai reunir toda a população de Santana da Vargem. (ASCOM – PMSV)

COMPARTILHAR

Comentários