Os vargenses acordaram cedo neste domingo (07), para o tradicional desfile cívico de 07 de setembro, Dia da Independência do Brasil. A solenidade voltou a ser comemorada a dois anos e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação mobiliza os profissionais e estudantes para as apresentações que acontecem na Praça Padre João Maciel Neiva. Este ano, com um trajeto maior e diferente, as crianças se concentraram na Rua Pio XII, passaram em frente a Casa Paroquial e depois seguiram em direção a Prefeitura onde estavam as autoridades que assistiram aos desfiles. Entre elas, o prefeito Vitor Donizetti Siqueira (PT), o presidente da Câmara Josino Silva (PDT), alguns vereadores, a secretária de Educação Silvia Helena Teodoro da Silva, assessores da Administração e convidados de outras cidades da região.

Primeiro houve o hasteamento das bandeiras feito pelo prefeito Vitor Elói, o presidente da Câmara Josino Silva e o comandante do Destacamento de Santana da Vargem Sargento Marco Vinicio Faria.

O prefeito lembrou que agora todas as datas cívicas e culturais fazem parte do calendário de Santana da Vargem e estão sendo comemoradas
O prefeito lembrou que agora todas as datas cívicas e culturais fazem parte do calendário de Santana da Vargem e estão sendo comemoradas

Em seguida começaram os discursos que foram rápidos. O Sargento da PM Marco Vinicio disse que povo independente não é apenas politicamente. Ele pediu que as pessoas refletissem sobre a independência, a educação e o futuro do País.

A secretária Silvia Helena agradeceu os convidados, a todas as pessoas envolvidas na organização do evento e acrescentou que a presença de cada foi motivo de orgulho.

O prefeito Vitor Elói lembrou o retorno das comemorações cívicas, culturais e festivas, pois é preciso mostrar as crianças que o Brasil é independente. Além das tradicionais datas como Carnaval, Santana da Vargem desde 2013, celebra o dia da emancipação político administrativa em 1º de março, Dia dos Trabalhadores (1ª de maio), o prefeito dá apoio pessoal a Festa da Padroeira Nossa Senhora Sant’Ana (julho), o Dia 12 de outubro (Dia da Padroeira e das Crianças). O Dia da Consciência Negra (20 de novembro) agora faz parte do calendário cultural.

Neste 07 de setembro, o prefeito destacou que comemora a data que o Brasil teve sua independência de Portugal, mas lamentou que ainda tenha gente que fica preso a algumas coisas e não se sentem livres. Ele terminou dando um viva a liberdade.

DSC02823

O desfile começou com a apresentação das bandeiras, que chegaram com os cavaleiros e com moças que erguiam as do Brasil, de Minas Gerais e de Santana da Vargem. Em seguida, os estudantes começaram a desfilar, com as cores verde e amarelo na seguinte ordem: Escola Santo dos Anjos, Doralice Mendonça Reis, Marli Marília Figueiredo, Padre José Ribeiro, Escola Santos Anjos de Educação Especial (APAE), Grupo Reviver e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), escolas Padre João Neiva, Dona Augusta, Os Desbravadores – Ordem Unida, e o Grupo Infância e Adolescência Missionária, que tem uma bateria com instrumentos feitos apenas de latas.

A homenageada foi a Miss Santana da Vargem Thamyris Pereira Mendonça de 21 anos que disputou a poucos dias o título de Miss Minas Gerais. Ela foi uma das 30 finalistas selecionadas para disputar o concurso, não venceu, mais encheu de orgulho a família e a cidade que a referenciou durante o desfile da Independência. Ela desfilou e depois acompanhou o restante do desfile junto as autoridades.

O desfile contou com a participação especial de duas escolas com suas fanfarras. A Escola Municipal Professora Júlia Camões Vieito de Elói Mendes e a Escola Estadual Professor Eduardo Daniel Ferreira Dias de Campos Gerais.

[ot-gallery url=”http://www.equipepositiva.com/gallery/santana-da-vargem-promove-desfile-civico-no-dia-da-independencia/”]

COMPARTILHAR

Comentários