*Sociedade Brasileira de Hipertensão lembra a importância de manter a pressão sob controle para evitar doenças cardiovasculares

Para marcar o Dia Mundial do Coração, que é comemorado nesta  sexta-feira  (29)  a Clínica Santé disponibilizou seus funcionários para fazer a aferição da pressão arterial na Praça Tristão Nogueira, a Praça da Fonte, no Centro de Três Pontas. A equipe montou um stand e também deu dicas de como ter uma vida mais saudável e assim, viver com um coração feliz.

A melhor forma de celebrar este dia é exercer ações conjuntas para diminuir a principal causa de morte nos países ricos e nos países emergentes que são as doenças cardiovasculares, principalmente as doenças do coração. Dentre as principais causas das doenças cardíacas como o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca, estão a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo.

Por ser a mais prevalente, a hipertensão arterial é o principal vilão, responsável direto por milhares de mortes atribuídas às doenças cardíacas. Quando não controlada, isto é, quando acima de 140 / 90 mmHg, a pressão arterial causa lesões na aorta, o vaso principal que conecta o coração com os principais órgãos, que produzem uma sobrecarga extra para o coração, que fica com o músculo mais rígido e com o tempo aumenta de tamanho e dilata, isto é, fica inchado. Em consequência, o paciente tem insuficiência cardíaca, apresentando sintomas como falta de ar para fazer esforços e inchaço nas pernas.

A pressão muito alta também dificulta a circulação de sangue pelas artérias coronárias, que são as artérias que nutrem o coração, podendo levar ao infarto. Assim, uma das melhores maneiras de prevenir doenças cardíacas, além de diminuir o peso e parar de fumar, é controlar muito bem a pressão arterial. Para conseguir este controle é preciso fazer uma dieta com pouco sal, praticar exercícios físicos controlados, e principalmente tomar corretamente a medicação para diminuir a pressão arterial conforme o médico prescrever.

A Clínica Santé fica na Avenida Prefeito Olinto Reis Campos, nº 220, bairro Jardim Brasil. O telefone é 3265-3324.

COMPARTILHAR

Comentários