Dra. Thaize Cezar Miranda

Todo mundo quer ter dentes brancos! Para que você possa ter um belo sorriso, o Clareamento Dental é uma ótima opção. Mas lembre, o clareamento é um tratamento estético e antes da estética vem a saúde. Por isso, este procedimento só pode ser realizado quando a saúde bucal está em dia (sem problemas gengivais, periodontais, sem cáries).

O Clareamento é um tratamento que se populariza cada vez mais e não é tão simples quanto parece. É um tratamento que apresenta alguns riscos e deve ser realizado com orientação e supervisão de um profissional. Então,fique longe das famosas “fitinhas milagrosas” (aquelas que são vendidas em farmácias e aparecem em propagandas na televisão). Não realize o clareamento dental por conta própria.

Existem dois tipos de clareamento: O caseiro e o de consultório (laser).

No caseiro o paciente usa uma moldeira transparente, que se encaixa nos dentes e cobre toda a superfície deles. Dentro dessa moldeira coloca-se uma gota pequena de gel clareador em cada dente e deve ser usada por volta de quatro horas por dia ou durante a noite.

O Clareamento feito no consultório usa o mesmo produto para clareamento caseiro, porém esse produto tem maior concentração do agente clareador, ou seja, é mais forte. Ele é aplicado pelo dentista na superfície dos dentes e, para potencializar a ação desse gel, é usado o laser. São realizadas em média duas a três sessões.

O clareamento caseiro demora em média 40 ou 45 dias, quando o paciente usa todos os dias durante o tempo recomendado pelo dentista, e evita o consumo de alimentos com muito corante.O clareamento de consultório é feito em dois ou três dias.

O clareamento não dói. O que acontece é que alguns pacientes ficam com os dentes sensíveis durante o tempo em que está realizando o tratamento. Sentem dificuldade em beber líquidos muito gelados ou quentes e não conseguem consumir alguns alimentos mais ácidos, como abacaxi ou laranja. Por isso, o clareamento deve ser feito com supervisão de um dentista, pois quando a sensibilidade é muito grande, existem alguns produtos que podem ser utilizados para amenizar o incomodo.

É importante lembrar que os dentes não ficam fracos durante ou depois do tratamento. Se os dentes estão hígidos (inteiros), ou seja, saudáveis, eles não correm nenhum risco de quebrar.

É importante evitar alimentos com corantes, pois durante o clareamento são abertos pequenos poros no esmalte dentário, justamente para que o agente clareador penetre no dente e remova os pigmentos escuros. Se o paciente consome alimentos com corantes enquanto faz o tratamento, corre o risco de manchar os dentes ou atrasar o resultado final do clareamento.

Se o paciente não consegue ficar sem beber café, por exemplo,deve esperar pelo menos uma hora após remover a moldeira, mas assim que terminar de consumir o café, deve escovar os dentes e não deixar os corantesem contato com os dentes por muito tempo.

O clareamento dental é um tratamento muito seguro, quando é acompanhado pelo dentista e dá excelentes resultados estéticos. Por isso não perca tempo e tenha o sorriso que sempre sonhou!

Dentes

Perguntas  podem ser  feitas através da página no facebook e whatsapp do consultório. Facebook: www.facebook.com/dra.thaizemiranda

Whatsapp: (35) 9120-7638 – Clínica Bem Viver. Rua Sete de Setembro, 91 – Centro – Três Pontas. Telefone: 3266-1098

COMPARTILHAR

Comentários