Muitos erros acontecem por falta de informação na hora de cuidar da saúde bucal. Os erros vão desde a escova incorreta até o momento errado de fazer a higiene dental. Com o objetivo de esclarecer essas dúvidas, irei destacar alguns erros mais comuns que podem comprometer a sua saúde bucal.

Usar escova com cerdas duras

As cerdas duras desgastam o esmalte do dente e causam retração gengival. Escolha uma escova ultra macia de qualidade.

Escovar os dentes com muita força

Não será a força que irá definir uma limpeza dental efetiva. O que importa é a técnica correta e o uso de uma escova de boa qualidade (com muitas cerdas).

Usar escovas velhas e desgastadas

Escovas desgastadas fazem com que, de uma forma inconsciente, as pessoas aumentem a força e pressionem o cabo da escova durante a escovação. O ideal é que a escova seja trocada no máximo a cada três meses.

Escovar os dentes com frequência exagerada.

Uma escovação bem feita demora cerca de dez minutos, e fazer a higiene bucal de duas a três vezes ao dia é o suficiente.

Escovar os dentes com muito creme dental

O que promove a limpeza dos dentes e remoção da placa bacteriana é a escova e não a pasta dental. O creme aplicado deve ser do tamanho de uma ervilha e inserido no meio das cerdas.

Escovar os dentes imediatamente após as refeições

Deve-se esperar, no mínimo, 20 minutos para escovar os dentes. É o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas.

Fazer bochechos com enxaguatórios quando não há tempo de escovar os dentes

Para a remoção de detritos e restos de alimentos após as refeições, é melhor utilizar o fio dental. O importante é usar esse tipo de antisséptico quando for indicado pelo dentista.

Usar enxaguatórios orais de forma indiscriminada para eliminar mau hálito

Os enxaguantes bucais são meios auxiliares de prevenção, mas a frequência do uso deve variar de pessoa para pessoa. Não existe produto milagroso para combater o mau hálito. Alguns enxaguantes são bons para prevenir a halitose, mas se usados por muito tempo podem causar manchas nos dentes.

Esquecer de escovar a região entre os dentes

As cáries e doenças gengivais normalmente iniciam nestes locais. A escova interdental e o fio dental alcançam esta área. Sempre invista tempo na prevenção, assim você sempre manterá um sorriso saudável e longe de problemas dentais mais graves.

Abro espaço para perguntas que podem ser feitas através da página no facebook e whatsapp do consultório. Facebook: www.facebook.com/dra.thaizemiranda – Whatsapp: (35) 9120-7638 – Clínica Bem Viver. Rua Sete de Setembro, 91 – Centro – Três Pontas. Telefone: 3266-1098

COMPARTILHAR

Comentários