Por Thaize Miranda

A dieta da mãe durante a gravidez influencia na formação dos dentes e os futuros hábitos alimentares do bebê?

 Os dentes de leite iniciam o seu desenvolvimento durante a sexta semana de gestação e continuam o seu desenvolvimento até erupcionarem na boca. Por isto, é tão importante a alimentação na gravidez. Todos os problemas de saúde da mãe e do bebê durante este período podem afetar a estrutura dos dentes de leite.Adequações na dieta da gestante e durante o primeiro ano de vida da criança são necessárias para prevenir defeitos na formação dentária.

Como deve ser a dieta da mãe durante a gravidez e a amamentação?

A alimentação da mãe influencia na formação dos dentes da criança, logo, uma dieta equilibrada durante a gestação com frutas, legumes, verduras, proteínas e fibras auxiliam na boa formação dos dentes. Uma mãe saudável, com uma boca saudável, gera uma criança com saúde

É aconselhado tomar flúor durante a gravidez para proteger os dentes do bebê?

Não há evidência científica dos efeitos do flúor sistêmico no período da gravidez. Pode manter a sua higiene oral com um complemento de flúor tópico em líquido de bochecho ou gel.

Quando se começam a formar os dentes definitivos?

 Os dentes definitivos começam a se formar perto da data do parto.

O desenvolvimento destes dentes ocorre até aos 36 meses de vida, por isso, algumas patologias e medicamentos usados na primeira infância podem manifestar alterações na formação do esmalte dos dentes definitivos.

Qual a importância da amamentação no desenvolvimento da arcada da criança?

É importante que a criança mame no peito até os 6 meses ou 1 ano, lembrando que a introdução de alimentos consistentes deve ser realizada assim que os dentes da criança irromperem pois, a mastigação também é um estímulo de crescimento para a mandíbula e o maxilar. Sendo assim, os pais devem se preocupar não só com o desmame, mas também se a criança não está ingerindo somente alimentos pastosos.

– O movimento de sucção permite o correto crescimento e desenvolvimento da boca, promovendo satisfação, segurança e prazer ao bebê.

– Bebês que são amamentados apresentam menos problemas de má posição dentária.

– O leite materno apresenta anticorpos responsáveis pela defesa do organismo do bebê.

Perguntas  podem ser  feitas através da página no facebook e whatsapp do consultório. Facebook: www.facebook.com/dra.thaizemiranda

Whatsapp: (35) 9120-7638 – Clínica Bem Viver. Rua Sete de Setembro, 91 – Centro – Três Pontas. Telefone: 3266-1098.

 

Comentários