Dra. Thaize Cezar Miranda

Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer. Eles são popularmente chamados de dentes do juízo”. Isso porque eles nascem em idade próxima à adulta — geralmente, entre os 16 e 20 anos — quando, na teoria, os pacientes começam a apresentar maturidade e comportamento adulto. Como é muito comum que a falta de espaço encontrada por esses dentes gere diversos desconfortos e problemas bucais, também tornou-se comum que esses incômodos fossem atribuídos à “formação de juízo”.

Embora poucas pessoas percebam, a própria denominação “dente do siso” faz referência ao ajuizamento. Isso porque a palavra “siso” significa o mesmo que “prudência”, “bom senso” ou mesmo “juízo”.

Anteriormente, a função do dente de siso era manter uma boa atividade mastigatória. Isso porque os primeiros dentes, que nasciam por volta dos seis anos, eram perdidos muito cedo, uma vez que o período era mais suscetível a cáries dentárias. Hoje, como a perda precoce do primeiro molar é raradevido à odontologia mais conservadora, e à concentração de flúor nas águas, os sisos perderam a função original”. Por isso tantos problemas causados por ele.

Quando não há espaço suficiente na boca para acomodá-los, isso pode fazer com que eles fiquem inclusos ou presos embaixo do tecido gengival, causando inchaço ou dor. Quando eles ficam inclusos podem causar um apinhamento dos dentes (dentes tortos) e isso pode provocar uma má oclusão e até dores de cabeça.

A extração do siso se faz de forma rotineira, com anestesia locale dura cerca de 40 minutos. Alguns dentes, como os que estão inclusos, ou seja, dentro do osso, ou dependendo do formato das raízes, são mais complicados. Por isso deve-se fazer uma boa avaliação e se seu dentista não faz a extração ele vai te encaminhar para alguém que seja capacitado para fazer. Você poderá sentir um pouco de dor ou inchaço, mas que passará naturalmente após alguns dias; no entanto, você deverá ligar para seu dentista se houver dor prolongada ou intensa, inchaço, sangramento ou febre.

Perguntas  podem ser  feitas através da página no facebook e whatsapp do consultório. Facebook: www.facebook.com/dra.thaizemiranda

Whatsapp: (35) 9 9120-7638 – Clínica Bem Viver. Rua Sete de Setembro, 91 – Centro – Três Pontas. Telefone: 3266-1098

COMPARTILHAR

Comentários