Por Dr. Humberto Gurgel

Uma questão importante para familiares ou cuidadores de pacientes com Alzheimer é mantê-lo afastado de atos e situações inseguras. Como muitas para pessoas com demência não percebem que o seu funcionamento mental está afetado , eles tentam manter suas rotinas diárias. Situações triviais para a maioria de nós podem ser muito perigosas para pacientes com Alzheimer, como, por exemplo, dirigir automóveis, cozinhar, andar sozinho pela rua ou ir à praia sozinha.

As quedas se tornam muito mais comuns, por isso a casa deve estar ser preparada de forma a não criar armadilhas para o paciente, como fios nos chão, irregularidades no piso, piso escorregadio, excesso de móveis pelo caminho, etc.

Cigarro e álcool devem ser evitados. Atividades físicas supervisionadas devem ser encorajadas.

Medicamentos

Embora o conhecimento sobre a doença de Alzheimer esteja evoluindo rapidamente, não há atualmente nenhuma cura para o mal. Há , todavia, algumas medicações que podem ajudar a amenizar alguns dos sintomas da doença procurando um bom médico.

Além de um bom médico, paciência, carinho e atenção nunca são demais por parte dos cuidadores e familiares.

A Clínica Santé está a disposição para ajudar. Nosso endereço é Avenida Prefeito Olinto Reis Campos, nº 220. Bairro Jardim Brasil, em Três Pontas. Telefone 3265-3324.

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR

Comentários