Por Dr. Humberto Gurgel

O que é mal de Alzheimer?

O mal de Alzheimer é uma doença de lenta e progressiva evolução, que destrói as funções mentais importantes, levando o paciente à demência(conjunto de sinais e sintomas relacionados à degeneração das capacidades intelectuais do paciente). Neste sentido, indica-se que o indivíduo perdeu suas capacidades de raciocínio assim se tornando dependente de apoio nas suas atividades diárias. O mal de Alzheimer é a causa mais comum de demência, sendo responsável por mais de 60% dos casos.

Na doença de Alzheimer, os neurônios se degeneram e morrem, causando atrofia cerebral e declínio global na função mental.

Como não há cura para essa doença, o diagnóstico precoce é importante para se tentar preservar ao máximo as capacidades intelectuais e prolongar a qualidade de vida do paciente e de seus cuidadores.

Diagnóstico Clínico

*Demência atestada pelo exame clínico e por testes padronizados, como o mini-mental;

*Déficit em duas ou mais áreas cognitivas(memória, linguagem,raciocínio,concentração, juízo,etc.)

* Início após os 40 anos e antes dos 90 anos;

* Ausência de outra doença neurológica ou sistêmica que cause déficits cognitivos.

Esses critérios conseguem identificar corretamente a doença de Alzheimer em até 90% dos casos.

Alguns fatores:

O maior fator de risco do Alzheimer é a idade avançada. Após os 65 anos a chance de desenvolver a doença dobra a cada cinco anos, fazendo com que 40 % das pessoas acima dos 85 anos tenham a doença. Raramente o Alzheimer surge antes dos 60 anos. Outro fator seria o histórico familiar ou seja a carga genética.O Alzheimer é também mais comuns em mulheres do que em homens, sedentarismo, tabagismo, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabete melitius, depressão após os 50 anos de idade.

 

A Clínica Santé está a disposição para ajudar. Nosso endereço é Avenida Prefeito Olinto Reis Campos, nº 220. Bairro Jardim Brasil, em Três Pontas. Telefone 3265-3324.

COMPARTILHAR

Comentários