Denis Pereira – A Voz da Notícia

Uma cerimônia marcada por palestra e homenagens, entregou na noite de quarta-feira (08), o Título de Educador Emérito 2013-2014, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), que reconhece a importância dos educadores da rede municipal de ensino. Foi uma comemoração antecipada do Dia do Professor ,que é comemorado no Brasil todos os anos no dia 15 de outubro, na próxima quarta-feira. O dia dos “mestres” foi oficializado nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Parafraseando Paulo Freire, ser professor implica em um compromisso constante com as práticas sociais. E para assegurar esta postura, cabe ao professor trabalhar em metodologias participativas e desafiadoras, estimulando o pensamento crítico dos alunos e formulando hipóteses a respeito do conhecimento cientificamente elaborado. O papel do profissional da educação na sociedade atual é fundamental, pois é sua responsabilidade mediar e possibilitar as interações entre os alunos com o conhecimento como um processo de descoberta, de produção, troca e cooperação.

O evento foi sediado no Clube de Eventos Felizcidade, e contou com a presença do vice prefeito e secretário de Educação Érik dos Reis Roberto, do vereador Geraldo Messias Cabral, representando a Câmara de Vereadores, o inspetor escolar Paulo Leandro de Carvalho, entre outras lideranças do setor da educação.

03

A noite foi bastante proveitosa com a apresentação do Coral Infantil Trenzinho Caipira, do Conservatório Municipal de Música Heitor Villa Lobos, com os regentes, Osvaldo Duarte, Lidiane Brito e Milena Maciente.

01
O palestrante Ailton Dias fez durante a palestra duas intervenções lúdicas, mostrando que é preciso sair do tradicional mudando a postura de ensinar

O palestrante da festa foi o professor Ailton Dias de Melo, que trouxe o tema “… Uma identidade em metamorfose. E apesar de ser 90 minutos, os profissionais não tiraram os olhos do palco. Com duas intervenções lúdicas, todo caracterizado, o palestrante da editora Saraiva, parceira da SME no evento, instigou os profissionais e mostrou exemplos de como mudar a tradicional postura que tem dentro das salas de aulas. Eles precisam passar por um processo criativo, capaz de mudar a sua vida pessoal e profissional, levando a criatividade aos seus estudantes. Nos dias atuais, é essencial aulas mais divertidas e lúdicas. Além disso, de acordo com Ailton Dias, a dificuldade de levar o aprendizado às crianças com a velocidade das mudanças e acontecimentos, coloca o professor numa constante dinâmica, capaz de acompanhar este ritmo para não ficar para trás.

O gerente da filial de Minas Gerais em Belo Horizonte da Editora Saraiva, Ricardo Coelho, disse que a empresa tem uma vertente de parcerias com os municípios, incluindo Três Pontas, interessante em todos os sentidos, não apenas comercialmente, mas também no campo pedagógico. A expectativa é que o evento seja o início de uma nova era, afirma Ricardo.

Para o vice prefeito e secretário de Educação Érik dos Reis, é impossível não celebrar o Dia do Professor, promovendo uma interação e dando oportunidade de encontrar os amigos. Na atual Administração, o secretário afirma que o prefeito Paulo Luis Rabello, tem cumprido o compromisso firmado com a categoria, quando estava em campanha pela disputa a Prefeitura. Depois de criar o Plano de Cargos e Salários em 2008, ainda em seu primeiro mandato, coube a ele, em 2014, colocá-lo em prática e efetivá-lo, fazendo cumprir a lei e valorizar o magistério. “Não basta valorizar como um bom profissional, com os cursos de qualificação que é proporcionado, mas também procuramos valorizar financeiramente. Pessoas satisfeitas com o seu salário trabalham mais”, alegou Érik.

Em reconhecimento a dedicação, a Secretaria Municipal de Educação homenageou os profissionais que se destacaram durante o ano de 2013 e 2014. Uma delas é a professora Maria Aparecida de Oliveira que recebeu a placa de Educador Emérito de 2013. Ela trabalha na rede municipal de educação na Escola Municipal José Vieira de Mendonça de 1998 e está no magistério há 38 anos.

A outra que teve seu profissionalismo com o Prêmio Educador Emérito 2014, é Luzia de Fátima Abreu Barros Marques. Ela exerce o cargo de especialista de educação e é funcionária pública há 32 anos.

Rosecrer Carvalho Jorge Nogueira  é educadora infantil há 12 anos, trabalhou como educadora infantil no PETI Rural e Urbano, no Cônego Francisco e atua no Centro Municipal Professora Nilce de Oliveira Piedade, como educadora infantil desde janeiro de 2009. Ela foi a escolhida “Educadora Destaque 2014”.

Os convidados no fim da cerimônia, aproveitaram um saboroso momento gourmet e ganharam brindes oferecidos pelo comércio local que foram sorteados.

Na foto, o vereador representante da Câmara Geraldo Messias, o inspetor escolar Paulo Leandro, o secretário de Educação Érik dos Reis e o gerente da Editora Saraiva Ricardo Coelho
Na foto, o vereador representante da Câmara Geraldo Messias, o inspetor escolar Paulo Leandro, o secretário de Educação Érik dos Reis e o gerente da Editora Saraiva Ricardo Coelho

 

COMPARTILHAR

Comentários