* Serviço de Atendimento Especializado faz eventos itinerantes até o dia 22 de dezembro

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Serviço de Atendimento Especializado –(SAE), está realiza o Simpósio Municipal de Luta Contra AIDS que acontecerá no Espaço Francisco Galvão de Paula (antigo IBC), na próxima quinta-feira, dia 27. Desde segunda-feira (17), o serviço está sendo levado aos bairros.

As 8:00 da manhã haverá a abertura com a presença de profissionais do setor e autoridades. Em seguida, a enfermeira Alessandra Aparecida Gomes Sarno, obstetra e neonatologista, coordenadora de enfermagem da Maternidade da Santa Casa de Passos, referência do Projeto Nascer da Maternidade da Santa Casa de Passos e Coordenadora Administrativa Programa Materno Infantil Santa Casa (PROMAI).

A partir das 10 horas, o médico infectologista, Dr. Luís Carlos Coelho do Serviço de Atendimento Especializado de Três Pontas fala sobre o HIV/AIDS. As 11:30 tem intervalo para almoço e as 13 horas, retornam as atividades com uma palestra da enfermeira e pós-graduada em Saúde Pública e Gestão em Saúde, professora do curso de medicina da UNIFENAS e Coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Alfenas, Grazielle Miranda. As 15:00, o presidente do Movimento Gay de Alfenas e Diretor do Fórum Mineiro de Assistência à Pessoa Portadora de AIDS, Sander Simaglio fala das formas de prevenção ao HIV.

Conheça o SAE

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) está vinculado a Secretaria Municipal de Saúde e integra o Programa Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais, localizado no Hospital São Francisco de Assis. Tem como objetivo prestar atendimento integral e de qualidade aos usuários, por meio de uma equipe de profissionais de saúde, na qual em Três Pontas é composta por dois médicos infectologistas, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem, uma farmacêutica, um assistente social e um auxiliar de serviços gerais, tendo ainda suporte de uma nutricionista da Secretaria de Saúde, além da rede de atendimento existente.

O SAE atende uma micro-área composta por cinco municípios – Três Pontas, Santana da Vargem, Coqueiral, Boa Esperança, Ilicínea e ainda, alguns pacientes de Nepomuceno. Os pacientes são pessoas com diagnóstico de doença sexualmente transmissível, HIV/AIDS e hepatites virais; atendendo ainda criança exposta ao HIV, vítima de violência sexual e pessoas que tiveram acidente com material biológico.

Os serviços prestados no SAE são inteiramente gratuitos, pois fazem parte do Programa Nacional de DST/AIDS do Sistema Único de Saúde (SUS) e são: consulta médica e de enfermagem, atendimento social, distribuição de medicamentos para controle do HIV, distribuição de preservativos, pedidos de exames, teste rápido para HIV, hepatite B e C e sífilis, além de orientações sobre prevenção e palestras em qualquer local solicitado.

O tema para a comemoração do dia 1º de Dezembro, Dia Mundial da Luta Contra AIDS para este ano é: “AIDS: A LUTA É DE TODOS NÓS, TODOS OS DIAS”, na qual objetiva chamar a atenção de toda a população para a redução do sofrimento causado pela falta de conhecimento sobre HIV/AIDS que é gerado pelo preconceito e a importância da prevenção para o cuidado da saúde da população em geral. Este dia foi internacionalmente instituído quando o mundo une forças para a sensibilização sobre essa doença. Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) diariamente surgem 7.500 novos casos.

Em 2014, além do Simpósio Municipal da Luta Contra AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde, através do SAE, vem desenvolvendo um serviço itinerante, com o intuito de atender a população que não chega até este serviço de saúde, passando de bairro em bairro para a realização de testes rápidos.

Veja as datas do SAE Itinerante de 8:00 as 12:00

17/11 – Aristides Vieira

19/11 – Vila Marilena

24/11 – Peret

28/11 – Padre Vitor

01/12 – Santa Inês

03/12 – Santana

15/12 – Botafogo

17/12 – Catumbi

19/12 – Centro

22/12– Quilombo Nossa Senhora do Rosário

COMPARTILHAR

Comentários