O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) realiza a Segunda Semana do Jovem Eleitor para incentivar adolescentes entre 15 e 17 anos a retirar o primeiro título de eleitor e participar das eleições deste ano. A campanha começou na segunda-feira (28) e segue até a sexta-feira (1º).

Em 2014, o número de eleitores jovens com voto facultativo em Minas Gerais foi o menor desde 1989, com apenas 139.643 eleitores de 16 e 17 anos, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Entre 2015 e fevereiro de 2016 o número cresceu um pouco, e atualmente, são quase 150 mil eleitores jovens no estado.

Para garantir que o número continue crescendo, a Justiça Eleitoral vem incentivando que os adolescentes, em que o voto ainda é facultativo, façam o seu título de eleitor.

A ação integra o projeto Eleitor do Futuro, iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG, e faz parte também da campanha que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) veicula em âmbito nacional desde o dia 10 de março para o incentivo ao alistamento do jovem eleitor – aqueles de 16 e 17 anos, incluindo os jovens de 15 anos que terão 16 anos completos até o dia 2 de outubro deste ano.

Documentação
Para tirar o título de eleitor pela primeira vez é necessário levar um documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço no cartório eleitoral da sua região. Para a primeira inscrição, não são aceitos a carteira de motorista ou passaporte, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão.

Os jovens de 16 e 17 anos que quiserem participar das eleições de outubro deste ano têm até 4 de maio pra fazer a inscrição eleitoral na cidade onde desejam votar – mesmo período para qualquer cidadão tirar ou regularizar o título de eleitor no país.

Para os futuros eleitores do sexo masculino, a partir dos 18 anos de idade, é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais, que vão definir os novos prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 2 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno, ele ocorrerá no dia 30.

Fonte: G1 Sul de Minas

Comentários