No sábado (28), produtores rurais estarão reunidos em Três Pontas para receber informações sobre o cultivo agroecológico e sustentável. O Ciclo de Palestras do I Seminário de Agroecologia irá incentivar novas práticas de cultivo entre os agricultores da região. Ligado ao “Projeto Marolo”, o evento é organizado pela Associação dos Agricultores Familiares do Quilombo Nossa Senhora do Rosário (Aqui3P), em parceria com a ONG Engenheiros Sem Fronteira (Núcleo Lavras), o Sebrae/MG e a Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas (ACAITP).

A participação no seminário é gratuita, mas é indispensável que os interessados se inscrevam por este link. No total, são disponibilizadas 80 vagas. A programação traz temas para que o público saiba como transformar trabalho em renda, conheça tecnologias e inovações na agricultura familiar e novas tecnologias para tratamento de água em pequenas propriedades rurais. É também uma oportunidade para que os participantes obtenham informações sobre associativismo, cooperativismo e a prática da extensão universitária.

Entre os palestrantes estão os professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Gilmar Tavares e Maria de Lourdes Souza Oliveira, além do metrando João Barcellos Xavier. Além deles, haverá a palestra de um representante do Sebrae/MG e da professora do Grupo Educacional Unis (Varginha) Rosângela Zampero. As atividades serão desenvolvidas na ACAI-TP, das 8h às 18h.

Dia de Campo

O Seminário prevê também a realização de um Dia de Campo, que ocorrerá em 11/4, das 9h às 17h, no Sítio Campestre (Quilombo Nossa Senhora do Rosário/ Três Pontas). No local, os participantes terão contato com técnicas de compostagem, minhocário, horticultura agroecológica, adubação orgânica, entre outras.

Serão 40 vagas para esta segunda etapa do seminário, a serem preenchidas por pessoas que participarem do Ciclo de Palestras.

Parceria EsF, UFLA e Aqui3P

Há dois anos, o Núcleo de Lavras dos Engenheiros sem Fronteiras (EsF) é parceiro da Aqui3P, que reúne 15 famílias de pequenos agricultores. Eles desenvolvem conjuntamente o Projeto Marolo, com o objetivo de incentivar o cultivo do fruto – característico do Cerrado – na região de Três Pontas, e também seu beneficiamento e aproveitamento para comercialização.

A estruturação da agroindústria da Associação, concluída no final de 2014, também teve o apoio dos EsF e da UFLA. De maio a novembro de 2014, os membros da Aqui3P passaram por quatro capacitações na Universidade, para que pudessem adquirir conhecimentos no processamento de alimentos e profissionalizar suas atividades.

Com a promoção do Seminário, os organizadores buscam estender à comunidade da região o conhecimento que vêm reunindo durante o desenvolvimento da Associação, colaborando com a disseminação de práticas sustentáveis na agricultura.

Os EsF (Núcleo Lavras) iniciaram suas atividades em setembro de 2012 e são atualmente coordenados pelo professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA) André Ribeiro. Cerca de 30 estudantes de diferentes cursos da instituição estão envolvidos nos projetos da ONG. (Fonte: Assessoria de Comunicação da UFLA)

COMPARTILHAR

Comentários