Cinco canais são sintonizados atualmente na TV aberta em Três Pontas

Os trespontanos tem reclamado do sinal da TV aberta na cidade, principalmente dos canais Band, Rede Vida e Record TV. A situação, segundo internautas já vem de um bom tempo. A Band por exemplo, uma hora tem imagem mas não tem som e no momento tem imagem não sem som. Já a Rede Mais/Record TV em muitos pontos da cidade não é sintonizada.

A Equipe Positiva pesquisou com profissionais do ramo sobre o assunto. Profissionais do Departamento Estadual de Telecomunicação (Detel), se aposentaram e como os funcionários não foram repostos, a cidade está sem o serviço.

Três Pontas conta atualmente com cinco canais de TV operando. Quatro estão funcionando normalmente como EPTV/Rede Globo, Rede Mais/Record TV, TV Alterosa/SBT e Rede Vida.

A TV Band Minas que opera no canal 38 UHF está com problemas no áudio e a manutenção é de responsabilidade do DETEL e não há previsão de quando volte ao normal. O caso é o mesmo da Rede Minas, canal 21, que opera em UHF e está fora do ar.

Já a RecordTV, canal 10 e a Rede Vida, canal 12, operam em VHF. Segundo fontes, o sinal destas emissoras está cobrindo a cidade com normalmente, mas o morador precisa ter a antena VHF. O que confunde muito é que as vezes o telespectador possui apenas a antena UHF.

As demais emissoras que eram sintonizadas em Três Pontas, caso da Canção Nova, TV Assembléia e outras, foram desativadas pelas próprias emissoras. Para voltarem a funcionar é necessário um projeto técnico que custa caro.

A única emissora que opera com sinal digital é a EPTV/Rede Globo no canal UHF canal 42, virtual 5.1 e no canal 43 no sistema analógico. A TV Alterosa/SBT está funcionando normalmente no canal 49 em UHF.

As cidades do Sul de Minas, tem prazo até 2.023 para se adequar a era digital. Enquanto isso o sinal vai continuar analógico.

A colocação de novos transmissores

Atualmente o que mais se fala de tecnologia é a modernização da transmissão de dados, esta é classificada em dois tipos: Analógica e Digital. Esta classificação é baseada no tipo de sinais utilizados nos sistemas.

Sinal Analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. A representação de um sinal analógico é uma curva.

Sinal Digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e em amplitude. A representação de um sinal digital é um histograma. Usando o mesmo exemplo acima, se um sinal varia seus valores de 0 a 10, o sinal digital assumirá os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10). Portanto, com o sinal digital pode-se garantir a qualidade de um sinal , diminuindo os custos de armazenamento e tempo de processamento.

COMPARTILHAR

Comentários