Por Dr. Humberto Gurgel

No artigo anterior, falamos o que é a Síndrome de Burnout. Nesse, falaremos os alvos a serem acometidos pelo Burnout, diagnóstico e tratamentos disponíveis.

Ao avaliar sua causa, origem não podemos limitar os fatores individuais, como personalidade ou a algum tipo de propensão genética. O ambiente e as condições das atividades laborais podem determinar o adoecimento dos indivíduos. Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros e policiais. As mulheres são o alvo principal, uma das razões é a expectativa de que as mulheres realizem, além das suas funções, também o serviço “doméstico”, sem serem recompensadas por isso. Incapaz de dizer não, ela abraça mais obrigações, até chegar ao ponto crítico da síndrome do Burnout.

O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho. Uma vez estabelecido o diagnóstico, o tratamento poderá ser implementado visando à recuperação do indivíduo, através do uso de medicamentos (quando necessário) e medidas psicoterapêuticas individuais.

O tratamento da Síndrome de Burnout deve compreender uma estratégia multidisciplinar que associe a terapia farmacológica, nutricional, psicoterapêutica e médica voltada para o reequilíbrio orgânico. São reconhecidos como bons hábitos para prevenir esse quadro: estimular a espiritualidade, tirar férias regularmente, praticar atividade física rotineiramente, cuidar-se visualmente (autoestima), ter uma rede de apoio social e praticar hobbys.

Assim, repense o lema “Meu nome é trabalho”. Não coloque todos os ovos numa cesta só. Descubra seus hábitos de prazer. Curta a família, os amigos. Leia mais vá ao cinema, pratique exercícios físicos. Mudanças no estilo de vida pode ser a melhor forma de prevenir ou tratar a síndrome de Burnout . Atenção aos sinais emitidos por seu corpo.  Na dúvida, consulte um médico.

A Clínica Santé está à disposição para ajudar, nosso endereço é Avenida Prefeito Olinto Reis Campos, nº 220. Bairro Jardim Brasil – Telefone 3265-3324.

COMPARTILHAR

Comentários