A foto mostra que desde sua fundação, Sindicato sempre realizações manifestações pacíficas em defesa dos servidores

O Sindicato dos Servidores Ativos e Inativos do Município de Três Pontas (SINFAS), está comemorando em 2014, 22 anos de fundação. Foi com muita luta e trabalho que o sindicato que defende os interesses dos servidores municipais foi criado. Começou como uma associação e depois se transformou em um sindicato forte, sólido, que atua na defesa daqueles que dedicam seus dias em prol da cidade de Três Pontas.

De acordo com o atual presidente Valdeci Inácio de Assis, o início de tudo foi no dia 07 de janeiro de 1992. Através de um movimento de rua, com lideranças e sindicalistas que não aceitavam mais a perseguição na Administração Pública e queriam garantir o direito dos servidores. Alguns nomes não podem ser esquecidos quando o assunto é a fundação do Sinfas. Valdeci cita Caio Brito, Vicente Antônio, Afonso Carvalho e Vitor Bárbara, entre outros que lutaram pelo direito e qualidade de vida dos funcionários públicos. A primeira sede foi na Rua Minas Gerais, onde permaneceu durante muitos anos. Hoje, a entidade está localizada na Rua Imperatriz Leopoldina 16, no centro.

Atualmente conta com 600 associados, a metade do número de servidores, mas poderiam ser mais o que deixaria o Sinfas ainda mais forte,  representativo, trazendo mais benefícios para a classe. “Muitos tem receio de se associar, com medo de perseguição política e nem contato com o sindicato tem”, disse. Os destinos e decisões são tomadas em assembléia que não contam com um grande número de associados, porém, o sindicato nunca se furtou em defender qualquer um que seja.

Sinfas 1Valdeci Inácio é presidente há 6 anos e afirma que a luta nunca termina. O momento mais difícil que passou na sua gestão, foi a implantação do Plano de Cargos e Salários, que nunca foi colocado em prática, mas com muita luta e persistência, em 2012 ele foi sancionado, não totalmente e até hoje, o pedido é que ele seja colocado em prática na sua totalidade, o mais breve possível.

O líder sindical conta que hoje existe um diálogo com o Poder Executivo, que dá a oportunidade de argumentar. “Nem sempre conseguimos tudo, mas pelo menos encontramos as portas abertas e temos a chance de argumentarmos, o que evita problemas futuros, como por exemplo, ter que usar a justiça, um caminho mais longo. Mas quando é preciso, ela é acionada”, revela Valdeci.

Os convênios firmados ajudam e muito na qualidade de vida dos associados. Dentistas, psicólogos, farmácias, supermercados e outros estabelecimentos, são parceiros do Sinfas e oferecem além de descontos, a comodidade. O serviço mais procurado é o convênio médico com a UNIMED, o grande chamariz dos servidores, que necessitam de especialidades que infelizmente não são encontrados facilmente na rede pública de saúde.

Cada filiado contribui mensalmente com 2% do seu salário base e contam em sua sede com três funcionárias que trabalham de 8:00 da manhã as 19 horas. Com mais de dois anos de mandato pela frente, Valdeci Inácio agradece a todos os ex presidentes que com muita luta, força e dedicação sonharam e batalharam por entidade forte.

unnamed
Sede fica atualmente localizada na Rua Imperatriz Leopoldina no centro
COMPARTILHAR

Comentários