Foto: Arquivo EP

 

Acaba hoje o prazo para o eleitor pedir o título e regularizar alguma pendência com a Justiça Eleitoral. A data limite é a mesma para que eleitores transexuais e travestis solicitem a inclusão do nome social no título e a atualização da identidade de gênero no Cadastro Eleitoral. O horário de atendimento dos cartórios eleitorais é das 12h às 18h.

Também vence hoje o prazo para a transferência de domicílio eleitoral. Para fazer a mudança, o eleitor deve procurar qualquer cartório ou posto eleitoral, levando o documento de identidade e comprovante original da nova residência. É necessário estar morando há ao menos três meses no novo local, estar quite com a Justiça Eleitoral e ter passado ao menos um ano da inscrição ou de uma última transferência. As eleições acontecem em 7 de outubro — primeiro turno — e em 28 de outubro — segundo turno.

Os eleitores votam neste ano para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. O voto é obrigatório no Brasil. Apenas eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 anos não precisam votar. O voto também é facultativo para analfabetos.

O eleitor que completa 18 anos até 7 de outubro, dia do 1º turno, também precisa emitir o título eleitoral até hoje. Esse também é o prazo para quem mudou de endereço e deseja transferir o título eleitoral. O procedimento exige a apresentação do comprovante de residência e de um documento oficial com foto em uma unidade do cartório eleitoral.

Para transferir o título, o eleitor deve residir a pelo menos três meses no novo município. Ainda é necessário, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título.