A 151ª Companhia de Polícia Militar de Três Pontas recebe para o Carnaval 2014 reforço policial vindo do 24º Batalhão de Varginha. Segundo o comandante da Companhia Tenente Bruno Neves Tavares, na sede e em Santana da Vargem serão desencadeadas a Operação Carnaval, com policiamento ostensivo com o objetivo de prevenir o crime, as infrações e acidentes de trânsito já que neste período de festa, muita gente ainda bebe e pega a direção.

O policiamento na cidade para quem não participa também ganha mais efetivo, contando inclusive com o apoio de viaturas do Tático Móvel, visando uma repressão qualificada em conjunto com as demais viaturas.

Tenente Bruno, como a Polícia Militar está preparando para garantir a segurança dos foliões em Três Pontas, Santana da Vargem e no Distrito do Pontalete?

No âmbito da 151ª Companhia da Polícia Militar, será desencadeada especificamente nas cidades de Três Pontas e Santana da Vargem a Operação Carnaval/2014 com a execução das diversas modalidades e processos de policiamento ostensivo, com ênfase na prevenção e prioridade na solução local de conflitos, em observância aos parâmetros da lei. Serão também sistematizadas ações de prevenção aos acidentes e às infrações de trânsito tendo vista o consumo imoderado de bebida alcoólica durante o período.

Haverá reforços vindos de outras cidades, tanto para Três Pontas como Santana da Vargem?

Sim, as duas cidades estão recebendo reforços oriundos do 24º Batalhão, com sede em Varginha, com vistas a oferecer maior segurança aos foliões e demais participantes do evento.

Haverá a instalação de posto policial na Avenida Oswaldo Cruz para o registro de ocorrências? 

Haverá sim um Posto Policial na Avenida, porém, os registros das ocorrências policiais deverão ser realizados na sede do Quartel, tendo vista sua proximidade com local do evento e a estrutura física e logística mais apropriada.

O que será permitido entrar na avenida? Garrafas de vidro estão proibidas?

Todos os materiais proibidos na avenida já estão disciplinados através do Decreto Municipal. Só para citar alguns, estão proibidos: serpentinas metalizadas, vasilhames de vidro, espetos, “espumas de carnaval”, explosivos (rojões), entre outros materiais que possam causar risco a integridade física das pessoas ou que possam causar tumulto entre os participantes, a exemplo da “espuma de carnaval”, que também pode causar sérios riscos se em constato com os olhos. É importante ressaltar, que nos últimos anos deparamos com muitas crianças que adquiram este produto (sprays de espuma) por intermédio dos pais, sem que estes soubessem os riscos do produto. Qualquer material não condizente com o local do evento será recolhido pela Polícia Militar mediante lavratura do correspondente Boletim de Ocorrência.

A prefeitura está divulgando uma programação para o Distrito do Pontalete. A expectativa da polícia é que o movimento cresça no Distrito?

O que percebemos em relação ao Distrito do Pontalete, é que a expectativa de público está muito ligada às condições climáticas. Sendo assim, caso tenhamos uma condição climática favorável, devemos ter um bom movimento no local.

A questão do fechamento da Avenida Oswaldo Cruz com a revista a todas as pessoas mais uma vez foi mantida. Ela auxilia no trabalho da Polícia Militar?

Temos uma grande preocupação com tudo aquilo que chega até ao local do evento, principalmente, em relação às armas brancas (facas, canivetes, punhais, etc.), pois nos últimos anos não registramos qualquer ocorrência de lesão corporal ou tentativa de homicídio envolvendo tais objetos no período carnavalesco, ressaltando aqui o resultado preventivo da Polícia Militar, que muitas não chega ao conhecimento da população em geral. Porém o número de apreensão de tais armas foi bem significativo e preocupante, algumas destas escondidas ou jogadas em via pública e outras na posse de indivíduos com extensa ficha criminal. Com base nessas premissas, podemos dizer este acesso controlado não só auxilia a Polícia Militar como se estabelece em mais uma garantia em termos de segurança à população que está afim de aproveitar o evento de forma pacífica e tranquila. 

O horário que deve terminar a festa, ou seja, o som será desligado mais cedo este ano? Porque?

Essa não é uma questão afeta a Polícia Militar, ou seja, a programação do evento, mas pelo que nos foi passado, para subsidiar nossos planejamentos operacionais, a previsão de encerramento do evento continua a mesma do ano anterior.

O policiamento na cidade, além dos pontos onde acontece a festa será também reforçado?

Como se observa o período carnavalesco gera uma demanda muito grande de segurança pública, e ao mesmo tempo devemos manter nossos serviços de atendimento ao restante da população. Referente à pergunta, o policiamento da cidade, o qual não tem participação no evento carnavalesco, é aumentado em relação ao efetivo e também em relação ao número de viaturas lançadas, inclusive, com o apoio de viaturas Tático Móvel, visando uma repressão qualificada em conjunto com as demais viaturas.

Quais as orientações de segurança que a Polícia Militar passa para a população neste período de festa?

Divirta-se com responsabilidade!

Nos últimos anos tem sido registrados grandes problemas, como em Bandeira do Sul. O que a polícia esta fazendo para que este tipo de acidente não aconteça?

Infelizmente o caso Bandeira do Sul é algo lamentável, assim como, o que ocorreu em Santa Maria, no sul do País. O interessante, desses casos trágicos, face à inobservância de requisitos básicos para a realização de eventos, é que passada essa fase de comoção social as coisas tendem a voltar como era antes, ou seja, a permear no campo da irregularidade, colocando em risco a integridade física e a vida de milhares de pessoas. Com relação ao evento que se aproxima o Carnaval 2014, foram realizadas várias reuniões entre a Polícia Militar e a organização do evento no intuito de estabelecer em conjunto, as medidas preventivas e protetivas, com base nas questões vivenciadas em anos anteriores. É importante salientar que essas medidas estão constantes no Decreto expedido pelo Poder Executivo Municipal, sendo que as questões afetas à missão da Polícia Militar serão tratadas com rigor, visando única e exclusivamente, a tranqüilidade pública no decorrer do evento.

Deseja acrescentar algo mais? 

A Polícia Militar deseja a todos uma excelente festa e que todos se divirtam de forma responsável.

COMPARTILHAR

Comentários